Política

Kalil deixa prefeitura para disputar o governo de MG e deve ter o apoio de Lula

No discurso de despedida, o prefeito direcionou as críticas, mesmo sem citá-los, ao presidente Jair Bolsonaro e ao governador Zema

Alexandre Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte. Foto: Divulgação/Prefeitura de BH
Apoie Siga-nos no

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou nesta sexta-feira 25 o seu afastamento do Executivo municipal para concorrer ao cargo de governador de Minas Gerais nas eleições de outubro. Na disputa contra Romeu Zema (Novo), o pessedista deve ter o apoio do ex-presidente Lula.

“Vamos levar essa forma humana de cuidar de gente para todo o estado. Sem pressa, sem promessa e sem mentiras vamos mostrar o que é eficiência”, afirmou Kalil em pronunciamento. “Vou andar pelo estado mostrando que não queremos filas de desempregados. Não queremos a empregada doméstica recebendo indecentes 300 reais”.

No discurso de despedida, o prefeito direcionou as críticas, mesmo sem citá-los, ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao governador Zema.

Nas últimas semanas, Kalil, após encontro com Lula, tem repetido que precisa do ex-presidente para a eleição estadual.

“O Lula não precisa do Kalil, mas pode ser que o Kalil precise de Lula”, disse em entrevista a CartaCapital. Na última quinta-feira 24, o petista retribuiu os afagos.

“A única certeza é que Kalil precisa de mim e eu preciso do Kalil. Se nós dois nos juntarmos teremos uma chapa muito forte em Minas”, declarou Lula em entrevista à uma rádio de Belo Horizonte.

“Estou trabalhando para que a gente encontre uma solução. Tenho tido várias reuniões com o PSD e com o Kassab. Não quero me adiantar, mas eu diria que a possibilidade de Kalil e Lula estarem juntos é muito grande, falta pouca coisa”, acrescentou o ex-presidente.

Um dos impasses para a concretização da aliança envolve o nome que disputará a vaga para o Senado. O PSD quer lançar o senador Alexandre Silveira para a reeleição. Já o PT aposta no nome do deputado federal Reginaldo Lopes.

Conforme CartaCapital apurou, o petista ganhou a queda de braço.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo