Política

Justiça determina exclusão de post de Boulos sobre pesquisa que não citava Tabata

Juiz entendeu que a publicação teria omitido informações relevantes e manipulado dados do levantamento

Boulos criticou o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) pelo PSOL. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A Justiça Eleitoral de São Paulo deferiu, nesta quarta-feira 6, um pedido feito pelo MDB, partido do prefeito de SP, Ricardo Nunes, e pela deputada federal Tabata Amaral (PSB) para excluir uma publicação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) sobre os resultados da pesquisa de intenção de voto para a disputa na capital.

A postagem foi criticada por Tabata Amaral, que figurava entre os quatro primeiros colocados no levantamento citado, mas não aparecia entre os políticos destacados na imagem.

Após a reclamação da pré-candidata, o perfil de Boulos publicou uma outra arte. Nesta versão, o texto afirmava que Boulos liderava a disputa ‘contra qualquer bolsonarista’ e listava três adversários: Ricardo Nunes, Ricardo Salles (PL) e Marcos Pontes (PL).

A publicação, no entanto, mesclava dois cenários distintos da pesquisa que levavam em consideração escolhas diferentes do PL para representar o partido na disputa, um com a presença de Salles e outro com a participação de Pontes.

No pedido feito à Justiça, o MDB alega que a postagem nas redes sociais do pré-candidato exibe resultado de pesquisa eleitoral que não foi apurado pelo instituto. A tese foi acatada.

Segundo a decisão do juiz eleitoral Antonio Maria Patiño Zorz, a divulgação da pesquisa está em desacordo com a legislação porque foi “estimulada com suposta omissão ou manipulação de dados referentes aos pré-candidatos”.

“Da forma como divulgada pelo pretenso candidato, não há uma pesquisa estimulada que inclua todos aqueles constantes na publicação, como se todos aqueles houvessem competido na pesquisa entre si, gerando os percentuais ali constantes”, entendeu o juiz.

Ainda segundo o magistrado, a publicação também apresenta uma manipulação gráfica dos resultados da pesquisa. Neste trecho, o juiz cita o tamanho das colunas usadas pelo parlamentar para representar os percentuais de cada candidato.

Caso a decisão não seja cumprida, a multa estipulada é de de 10 mil reais. A postagem, vale dizer, já não aparece entre as fotos publicadas pelo perfil de Boulos nas redes sociais. Procurado por CartaCapital, a o pré-candidato disse, via nota da sua assessoria, que o pedido elaborado por Nunes à Justiça é uma ‘cortina de fumaça’ para os escândalos que estão sendo revelados na administração da cidade.

“O prefeito Ricardo Nunes está tentando criar uma cortina de fumaça e desviar a atenção para o grande fato da semana: as denúncias bilionárias de superfaturamento, bem como de favorecimento à empresa do próprio compadre de Nunes”, diz o comunicado.

A Meta, controladora das plataformas Facebook e Instagram, também será notificada para a exclusão das publicações.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo