Política

Janones aceita convite de Lula para diálogo: ‘Humildade e democracia andam lado a lado’

Pré-candidato do Avante, que já havia sinalizado nutrir simpatia pelo petista, publicou em suas redes sociais uma resposta ao ex-presidente

Fotos: Divulgação/Câmara dos Deputados e Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O pré-candidato à Presidência da República pelo Avante, André Janones, aceitou nesta sexta-feira 29 um convite do ex-presidente Lula (PT) para uma conversa sobre o cenário eleitoral. O pedido do petista havia sido feito publicamente em uma resposta nas redes sociais do deputado mineiro na tarde de quinta-feira.

“[Jair] Bolsonaro me bloqueou, Ciro [Gomes] não aceitou encontrar comigo, [Simone] Tebet ignorou por completo minha existência, enquanto aquele que lidera as pesquisas pediu publicamente para conversar comigo. Humildade e democracia andam lado a lado. Convite aceito. Vamos conversar, Lula”, escreveu Janones em seu perfil.

Lula, de imediato, tornou a fazer contato: “Combinado. Política se faz com diálogo e juntando pessoas pelo bem comum. Vou te ligar”, anunciou Lula em pouco menos de 10 minutos após a publicação do mineiro.

A possibilidade de composição entre os dois havia sido noticiada horas antes, no fim da tarde de quinta-feira, quando Janones se apresentou nas redes sociais como um candidato para ‘defender a democracia brasileira que estaria em risco’. Na publicação, ele citou a fome que assola o País e a necessidade de um auxílio permanente de 600 reais.

Ao responder ao post, Lula escreveu: “Fico feliz. Essa também é a causa que me motiva na política, estamos juntos nisso. Vamos conversar”.

Conforme publicou o petista, o contato inicial para a composição entre os dois deve ser feito por telefone. Informações publicadas até o momento dão conta de que Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, deve ainda intermediar uma conversa mais profunda entre eles. Ela e Janones são colegas de Câmara.

Há dias, Janones vem sinalizando simpatia pelo ex-presidente. Inicialmente, em entrevista ao site Brasil de Fato no sábado 23, revelou que, apesar das críticas, estará no palanque de Lula em caso de segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).

Três dias depois, em conversa com o canal GloboNews, Janones fez nova sinalização. À emissora contou que pensou em desistir da sua candidatura caso algum candidato melhor colocado nas pesquisas pudesse abarcar suas pautas, mas que teria mudado de ideia após uma conversa com Lula que, segundo Janones, ocorreu há cerca de quinze dias.

“Ele me disse que me vê tão teimoso quanto ele, que ele também, quando se colocou como candidato lá atrás, as pessoas sempre diziam que deveria desistir porque não tinha chance, e se ele não tivesse insistido não teria sido presidente da República por oito anos”, contou o deputado.

Hoje no Avante, Janones já foi quadro político do PT entre 2003 e 2012. Ele deixou o partido rumo ao PSC, por onde ficou por cerca de seis anos. Em 2018, passou a integrar a sua atual legenda. Ele se elegeu deputado nas últimas eleições.

Atualmente, Janones aparece disputando com Simone Tebet o quarto lugar nas pesquisas eleitorais. Na Datafolha publicada nesta quinta-feira, ele somou 1% dos votos válidos no monitoramento de intenções de voto que traz Lula na liderança com 52% e chance de vencer em primeiro turno.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo