Política

Datafolha: Lula tem 52% dos votos válidos e pode vencer no 1º turno

Jair Bolsonaro aparece na vice-liderança, com 32% dos votos válidos, conforme o levantamento

Fotos: Montagem/Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) tem 52% das intenções de votos válidos na corrida à Presidência da República, aponta a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 28.

O índice confirma a possibilidade de o petista vencer a eleição ainda no primeiro turno. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, ou seja, Lula pode ter 50% (precisaria de um voto a mais para triunfar sem passar pelo segundo turno) ou 54%.

Jair Bolsonaro (PL) aparece com 32% dos votos válidos na pesquisa, enquanto Ciro Gomes (PDT) soma 9%.

A migração de votos de Ciro para Lula poderia facilitar a vitória do ex-presidente no primeiro turno. O pedetista, porém, se prepara para iniciar a campanha eleitoral insistindo em uma ofensiva contra Lula.

Na quarta-feira 27, Ciro disse não ver caminhos para apoiar Lula em um eventual segundo turno contra Bolsonaro. O ex-ministro afirmou, porém, que aceitará o endosso do petista caso chegue ao segundo turno diante do ex-capitão.

“Se eu for para o segundo turno contra Bolsonaro? Claro que eu aceito [o apoio de Lula]. O contrário não há mais caminho”, declarou o pedetista à GloboNews. “O maior responsável pela tragédia que está acontecendo no Brasil chama-se Luiz Inácio Lula da Silva.”

O Datafolha ouviu 2.566 eleitores em 183 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01192/2022.

Primeiro turno

A pesquisa indica a manutenção do cenário apresentado pela rodada anterior, de 22 de junho. Lula lidera a corrida à Presidência da República com 47% das intenções de voto totais, contra 29% de Bolsonaro.

Na última pesquisa, Lula tinha os mesmos 47%, contra 28% de Bolsonaro.

Aparecem na sequência do levantamento publicado nesta quinta Ciro Gomes, com 8%; Simone Tebet (MDB), com 2%; André Janones (Avante), com 1%; Pablo Marçal (PROS), com 1%; e Vera Lúcia (PSTU), com 1%. Brancos e nulos somam 6%, enquanto 3% não sabem ou não responderam.

Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

Segundo turno

Lula derrotaria Bolsonaro em um eventual segundo turno por 55% a 35%, segundo o Datafolha. 7% dizem que não votariam em nenhum deles, enquanto 2% estão indecisos.

Conforme o levantamento, o petista venceria ainda Ciro Gomes (PDT), por 52% a 33%. O pedetista, por sua vez, superaria Bolsonaro, por 51% a 38%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo