Política

‘Irresponsável e cara de pau’, diz Gleisi sobre presidente do BC após ‘justificativa’ para inflação

Campos Neto divulgou uma carta enviada a Paulo Guedes na qual afirma que a alta dos preços em 2021 ‘foi um fenômeno global’

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Foto: Reprodução/Febraban
Apoie Siga-nos no

A presidenta nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), criticou nesta terça-feira 11 o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por suas justificativas sobre a galopante inflação brasileira, que fechou 2021 em 10,06%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

“Governo dolarizou preço dos combustíveis para enriquecer acionistas da Petrobras às custas do povo. Real desvalorizado em país estagnado piorou tudo. E presidente do Banco Central diz que inflação foi importada. Não é ‘independente’. É irresponsável e cara de pau”, escreveu Gleisi nas redes sociais.

Campos Neto divulgou uma carta enviada ao ministro da Economia, Paulo Guedes, na qual diz que a alta da inflação em 2021 “foi um fenômeno global”. O texto vem a público após o Brasil atingir no ano passado a maior inflação desde 2015 e a 3ª mais alta entre os países do G-20.

Segundo o presidente do BC, “o principal fator para o desvio de 6,31 p.p. da inflação em relação à meta adveio da inflação importada, com contribuição de 4,38 p.p., cerca de 69% do desvio”.

Campos Neto elencou como principais fatores da ultrapassagem do “limite superior de tolerância” os seguintes itens:

  • Forte elevação dos preços de bens transacionáveis em moeda local, em especial os preços de commodities;
  • Bandeira de energia elétrica de escassez hídrica;
  • Desequilíbrios entre demanda e oferta de insumos;
  • Gargalos nas cadeias produtivas globais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar