Política

Ipespe: Lula vence todos os adversários e Bolsonaro perde para qualquer um

Sergio Moro e Ciro Gomes mantiveram o empate em terceiro lugar, com os mesmos 8% para cada do mês anterior

Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança das intenções de voto na pesquisa realizada pelo instituto Ipespe. O primeiro levantamento de fevereiro, divulgado nesta sexta-feira 11, se manteve estável no comparativo com o anterior, confirmando o patamar de 43% de votos no petista.

Lula variou, de acordo com o instituto, entre 43% e 44% a depender do cenário pesquisado. A oscilação está dentro da margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais. O resultado marca um pequeno recuo do ex-presidente, de 1 ponto percentual.

Jair Bolsonaro (PL) também variou dentro da margem de erro e oscila entre 25% e 26% a depender do cenário. O ex-capitão tinha 24% no último levantamento. Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) mantiveram o empate com os mesmos 8% para cada do mês anterior.

Todos os demais candidatos mantiveram patamares bem distantes do primeiro pelotão da disputa. No grupo, o melhor desempenho é de João Doria (PSDB), que chega a 4% em um cenário sem Ciro.

Na pesquisa espontânea, aquela em que o pesquisador não apresenta uma lista de opções, Lula também lidera, com 36% da preferência do eleitorado. Bolsonaro, em segundo, aparece com 24%. Moro e Ciro novamente empatam com 4% para cada. Doria é o único dos outros candidatos que marca alguma pontuação, chegando a 1%.

A pouca variação também aparece nos cenários de segundo turno. Novamente, Lula venceria todos os adversários e Bolsonaro perderia para qualquer um. Contra o ex-capitão, o petista teria 54% e o atual presidente 31%. Moro perderia por 51% a 31%. Ciro seria derrotado por 50% a 24% e Doria por 53% a 18%.

Já Bolsonaro seria derrotado contra Ciro por 45% a 33%; contra Moro por 32% a 30%; e contra Doria, por 40% a 34%.

Para chegar aos resultados, foram feitas mil entrevistas em todas as regiões do Brasil entre os dias 7 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,5%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo