Política

Ipec: após o 7 de Setembro, Lula tem 51% dos votos válidos, contra 35% de Bolsonaro e 8% de Ciro

O resultado do levantamento dá fôlego à estratégia petista de intensificar a busca pelo chamado ‘voto útil’ na reta final da campanha

O ex-presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira 12, encomendada pela TV Globo, mostra que Lula (PT) teria 51% dos votos válidos se a eleição para a Presidência da República ocorresse hoje. Neste cenário, o petista poderia vencer a disputa ainda no primeiro turno.

Na contagem dos votos válidos, a excluir os votos nulos e em branco e os indecisos, Jair Bolsonaro (PL) soma 35%. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%; Simone Tebet (MDB), com 4%; e Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1% cada.

Na rodada anterior, de 5 de setembro, Lula tinha 50% votos válidos, contra 35% de Bolsonaro, 9% de Ciro e 4% de Simone.

O resultado do levantamento dá fôlego à estratégia petista de intensificar a busca pelo chamado “voto útil” – ou seja, atrair eleitores que hoje indicam preferência por outros candidatos, mas que poderiam aderir a Lula a fim de barrar Bolsonaro já no primeiro turno.

O anúncio do apoio da ex-ministra Marina Silva (Rede) a Lula pode impulsionar essa campanha, na avaliação de dirigentes do PT. Jilmar Tatto, secretário nacional de Comunicação e integrante da Comissão Executiva Nacional do partido, é um dos que projetam impacto positivo da aliança sobre os eleitores da “terceira via”.

“Ela [Marina], pelo perfil e por ter sido crítica do PT e do Lula nesse tempo, é uma pessoa que tem autoridade política e moral para pedir àquelas pessoas que não estão pensando em votar no Lula e que rejeitam o Bolsonaro que venham votar no Lula no primeiro turno”, disse o dirigente petista em entrevistaCartaCapital.

Considerando os votos totais, Lula lidera a corrida ao Palácio do Planalto com 15 pontos de vantagem sobre Bolsonaro. O petista marca 46% das intenções de voto, contra 31% do presidente. Na sequência, aparecem Ciro, com 7%, e Simone, com 4%.

Esta é a primeira rodada do Ipec divulgada após o 7 de Setembro, marcado pela tentativa de Bolsonaro de se apropriar, com fins eleitorais, das cerimônias oficiais do Bicentenário da Independência.

Há uma semana, Lula tinha 44%, ante 31% de Bolsonaro, 8% de Ciro e 4% de Simone.

Confira os resultados da pesquisa estimulada:

  • Lula (PT): 46%
  • Jair Bolsonaro (PL): 31%
  • Ciro Gomes (PDT): 7%
  • Simone Tebet (MDB): 4%
  • Felipe d’Avila (Novo): 1%
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
  • Brancos/Nulos: 6%
  • Não sabem/não responderam: 4%

Os demais candidatos não atingiram 1%.

Na projeção de segundo turno, Lula aparece com 17 pontos de vantagem sobre Bolsonaro: 53% a 36%. Em 5 de setembro, a diferença era de 16 pontos: 52% a 36%.

A pesquisa também mostra que Bolsonaro continua a ser o candidato mais rejeitado. 50% dos eleitores afirmam que não votam nele de jeito nenhum. Lula tem 35%.

O Ipec entrevistou 2.512 pessoas entre 9 e 11 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-01390/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo