Política

Instituto Brasil-Israel repudia encontro de Bolsonaro com deputada alemã

Segundo a entidade, a reunião com a deputada é um revés para a memória do Holocausto

Jair Bolsonaro e Beatrix Von Storch. Foto: Redes sociais
Apoie Siga-nos no

O Instituto Brasil-Israel divulgou uma nota de repúdio ao encontro entre Jair Bolsonaro e uma das líderes da ultradireita alemã, a deputada Beatrix von Storch, conforme publicação da Folha.

“Ao contrário de uma união dos conservadores do mundo para defender os valores cristãos e a família, como sugeriu Bia Kicis, esses encontros estão mais para união de políticos de extrema-direita irrelevantes no cenário global. Um abraço de náufragos”, afirma a nota da entidade.

O instituto diz ainda que o encontro representa “um revés nos esforços de construção de uma memória coletiva do Holocausto” e afrontam o espírito da Constituição de 1988. Também descreve o partido da parlamentar como legenda de “tendências racistas, sexistas, islamofóbicas, antissemitas, xenófobas e forte discurso anti-imigração”.

O presidente Jair Bolsonaro reuniu-se, na semana passada, com a deputada da Alternativa para a Alemanha, partido de extrema-direita conhecido pela sigla AfD. A parlamentar postou uma foto nesta segunda-feira 26 que confirma o encontro.

Na publicação, Beatrix escreveu que o partido quer “fortalecer suas conexões e defender nossos valores cristãos e conservadores em nível internacional”.

A deputada é neta de Lutz Graf Schwerin von Krosigk, ministro das Finanças na Alemanha nazista.

Em 2018, von Storch foi investigada após questionar a decisão da cidade de Colônia de publicar mensagens em árabe, como parte de uma campanha multilíngue.

A publicação dizia: “O que diabos está acontecendo de errado neste país? (…) Estão querendo agradar os bárbaros, os muçulmanos e essa horda de homens estupradores?”. O Twitter e o Facebook removeram as postagens, classificadas como discurso de ódio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo