Justiça

‘Inadequada e infeliz’: Pacheco critica declaração de Barroso, mas não se compromete com impeachment

Em evento da UNE, o ministro do STF exaltou o fato de o Brasil ter derrotado nas urnas o bolsonarismo

O presidente do Senado, Rodrigo Pachewco. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou nesta quinta-feira 13 as declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso em um Congresso da União Nacional dos Estudantes, em Brasília.

Na quarta 12, o magistrado foi vaiado por estudantes que contestavam sua conduta diante do piso salarial da enfermagem e no processo de derrubada de Dilma Rousseff, em 2016.

“Aqueles que gritam, que não colocam argumentos na mesa, isso é o bolsonarismo”, reagiu. “Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas.”

Pacheco afirmou ter se solidarizado com Barroso diante de ataques do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas repudiou as afirmações do ministro no ato da UNE.

“De fato devo registrar que tão inadequado quanto o ataque já sofrido pelo ministro Barroso foi inadequada, inoportuna e infeliz a fala do ministro Barroso no evento da UNE em relação a um segmento político ou uma ala política”, devolveu o presidente do Congresso Nacional.

Pacheco disse torcer por “uma reflexão e eventuamente uma retratação, no alto de sua cadeira de ministro do STF”.

Questionado sobre a possibilidade de aceitar um pedido de impeachment de Barroso, que deve ser apresentado por parlamentares bolsonaristas, o senador não se comprometeu.

“Sempre disse que pedidos de impeachment devem ser analisados. Cada caso deve ser analisado dentro da sua circunstância e da sua natureza”, respondeu. “Temos uma Lei do Impeachment obsoleta, anacrônica. Havendo um pedido, e sei que há um movimento de coleta de assinaturas, naturalmente me caberá analisar com independência e decência.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo