Política

Imbrochável e comparação entre esposas: As declarações machistas de Bolsonaro no 7 de Setembro

A apoiadores, o presidente citou o que considera virtudes de Michelle Bolsonaro, como ser cristã e defender a família, e evitou destacar características de Janja

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) puxou o coro de ‘imbrochável’ ao discursar durante a comemoração do Bicentenário da Independência, nesta quarta-feira 7, em Brasília. Não foi o único momento machista do ex-capitão que, logo depois, comparou a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, com a esposa do ex-presidente Lula (PT), a socióloga Rosângela da Silva, conhecida como Janja.

“Podemos fazer muitas comparações, até com as primeiras-damas”, disse Bolsonaro. “Não é ao meu lado. Muitas vezes ela [Michelle] está na minha frente”.

A apoiadores, o presidente citou o que considera virtudes de sua esposa, como ser cristã e defender a família, e evitou destacar características de Janja.

Logo depois, o ex-capitão sugeriu que todos os homens solteiros deveriam se casar. “E eu tenho falado para os homens solteiros que estão cansados de ser infelizes. Procure uma mulher, uma princesa, se casem com ela, para serem mais felizes ainda”.

O presidente ainda usou o evento para criticar o Supremo Tribunal Federal e desacreditar as pesquisas eleitorais que apontam para a sua derrota na eleição deste ano.

“Sabemos que temos pela frente uma luta do bem contra o mal, o mal que perdurou por 14 anos em nosso País e que que agora deseja voltar à cena do crime”, discursou Bolsonaro. “Não voltarão. O povo está do nosso lado, está do lado do bem. O povo sabe o que quer. A vontade do povo se fará presente no próximo 2 de outubro”.

Bolsonaro aproveitou a presença de apoiadores para pressionar ministros do STF que têm tomado decisões contrárias aos seus desejos.

“Tenho pedido força para resistir e coragem para decidir. Podem ter certeza, é obrigação de todos jogarem dentro das quatro linhas da nossa Constituição”, acrescentou Bolsonaro. “Com uma reeleição, nós traremos para dentro dessas quatro linhas todos aqueles que ousam ficar fora dela”.

Já Michelle falou por menos de cinco minutos e apelou para o discurso religioso.

“Estamos lutando pelo bem maior que é a nossa família e a nossa liberdade. Estamos lutando por princípios e valores que Deus estabeleceu na terra”, afirmou a primeira-dama. “Não estamos aqui por poder e muito menos por status. Estamos para cumprir um chamado e um propósito”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo