Política

Heinze nega sugestão de ‘sequestrar urnas’, mas repete ‘dúvidas’

O senador foi citado pela Polícia Federal no contexto de um encontro realizado em meio a tratativas para reverter o resultado do pleito

Créditos: Roque de Sá / Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) afirmou nesta quinta-feira 15 não ter cogitado “sequestrar ou confiscar uma urna eletrônica”, mas defendeu sua tentativa de iniciar uma investigação sobre o processo eleitoral após a vitória de Lula (PT) contra Jair Bolsonaro (PL) em 2022.

Heinze foi citado pela Polícia Federal no contexto de um encontro realizado em meio a tratativas para reverter o resultado do pleito. Ele teria participado de uma reunião em 12 de novembro de 2022 com a presença, entre outros, do tenente-coronel Mauro Cid, do major do Exército Rafael Martins de Oliveira e do tenente-coronel do Exército Hélio Ferreira Lima.

“As ações que empreendi após as eleições de 2022 são de domínio público e estão devidamente documentadas, não se baseiam em conjecturas ou delações”, disse o senador, em nota, nesta quinta. “Diante das dúvidas em relação ao escrutínio e atendendo aos apelos por esclarecimentos dos meus eleitores, recorri aos mecanismos legais disponíveis, buscando a intervenção do Estado para a realização de uma investigação imparcial.”

Após a eleição, Heinze se manifestou em diferentes ocasiões sobre uma suposta necessidade de investigar o processo eleitoral. Em 29 de novembro de 2022, usou a tribuna do Senado para questionar a transparência do pleito.

“Temos uma Constituição, somos um país democrático e não podemos concordar com qualquer indício de irregularidade. Por isso, é preciso apurar. Os militares foram tolhidos na sua competência de analisar os códigos-fontes. A eles foi permitida apenas a análise de milhões de linhas com apenas papel e caneta”, alegou. “Qual o problema de abrir os códigos fontes e mostrar que não há irregularidade?”

Naquele dia, Heinze também criticou o indeferimento de um pedido de investigação de sua autoria, com o apoio de 14 senadores, enviado à Procuradoria-Geral da República. O Ministério Público Federal entendeu não haver no relatório do Ministério da Defesa sobre as urnas qualquer fato concreto que justificasse a abertura de uma apuração.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo