Economia

Haddad impulsiona pequena melhora na visão do mercado financeiro sobre o governo Lula, diz pesquisa

Levantamento mostra melhora significativa na avaliação positiva de Haddad entre os investidores do Rio de Janeiro e de São Paulo; pesquisador aponta arcabouço fiscal como ponto-chave da mudança

Fernando Haddad e Lula. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O mercado financeiro reagiu positivamente às mudanças na política econômica apresentadas pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad, segundo pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira 10. 

Depois da divulgação do projeto sobre o novo arcabouço fiscal a aprovação do ministro passou de 10% em março, para 26% em maio. 

“Grande parte dessa melhora deve-se a apresentação do novo arcabouço fiscal. Mesmo sendo um arcabouço que não deve ser capaz de resolver o problema da dívida pública brasileira”, afirmou Felipe Nunes, diretor do Instituto pelo Twitter.

Entre os entrevistados, 96% são favoráveis as renúncias fiscais propostas por Haddad e apenas 4% são contra. 

Segundo o levantamento, 70% dos representantes do mercado financeiro acreditam que a revisão das regras fiscais devem influenciar positivamente na arrecadação de impostos pelo Estado. 

Sobre o arcabouço fiscal apresentado ao Congresso no mês passado, 48% consideram negativo, 49% avaliam como regular e só 3% como positivo.

A avaliação de Lula

Apesar da melhora na avaliação de Haddad, os entrevistados continuam, em maioria, avaliando negativamente o governo Lula (PT). Houve, porém, uma pequena melhora na visão do setor sobre o presidente.

Em março, 90% avaliavam a gestão de forma negativa, agora são 86%. Outros 12% apontam a gestão como regular e apenas 2% consideram positiva. 

A pesquisa ainda aponta que 90% dos entrevistados afirmaram que a política econômica está indo no caminho errado, e apenas 10% indicam que o governo segue o rumo certo. 

Apesar da avaliação ruim, o levantamento mostrou uma tendência de melhora na avaliação das políticas econômicas. Na rodada anterior, em março, 98% dos entrevistados afirmavam que a gestão seguia caminhos equivocados. 

A perspectiva do mercado financeiro com relação ao futuro econômico no País também não é promissora, mas avançou favoravelmente para Lula. Entre os entrevistados, 61% apontaram que a economia deve piorar nos próximos 12 meses. Antes eram 78%. Outros 26% acreditam que vai continuar da mesma forma, eram 16% em março. Por fim, 13% avaliam que vai melhorar, eram 6% na rodada anterior.

A pesquisa ainda mostrou que o mercado financeiro avalia como acertada a decisão do Banco Central de manter a taxa Selic em 13,75%. Vale destacar que o setor se beneficia dos índices mais altos. 88% acreditam, porém, que a taxa de juros deve cair ainda neste ano. 

Para chegar aos resultados, a consultoria de pesquisa ouviu gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro. Foram 92 entrevistas com fundos de investimentos com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro. O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 8 de maio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo