Política
Grande dia? Lula e Janja fazem posts sugestivos após operação da PF contra Bolsonaro
Ainda que não citem diretamente a operação, as publicações foram lidas como uma clara alusão ao revés enfrentado pelo adversário


O presidente Lula (PT) e a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, publicaram sugestivos ‘bons dias’ nas redes sociais após a Operação Venire, da Polícia Federal, que fez buscas e apreensão na casa de Jair Bolsonaro (PL) e levou para prisão o ajudante de ordens do ex-capitão, Mauro Cid, além de dois seguranças, por suspeitas de fraudes em dados da vacinação contra a Covid-19.
O presidente foi o mais comedido da dupla, escrevendo apenas ‘bom dia e boa quarta-feira!’. A publicação curta é pouco habitual, já que o petista costuma fazer um resumo das suas agendas oficiais na primeira postagem do dia.
Bom dia e boa quarta-feira!
— Lula (@LulaOficial) May 3, 2023
Janja, por sua vez, alongou o termo em uma publicação mais enfática: ‘Bom diaaaaaaaaaaaaaaa!!!’, escreveu em uma postagem que inclui ainda emojis de um sol sorridente.
Bom diaaaaaaaaaaaaaaa!!! 🌞🌞
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) May 3, 2023
Ainda que não citem diretamente a operação, as publicações foram lidas como uma clara alusão ao revés enfrentado pelo adversário. Nas respostas ao presidente e à primeira-dama há uma horda de internautas que fecham a sugestiva lacuna deixada pelas publicações.
Nas respostas das publicações de Lula e Janja também sobram internautas relacionando os posts de ‘bom dia’ ao tweet ‘Grande Dia’, ironia feita por Jair Bolsonaro (PL) no dia em que o ex-deputado Jean Wyllys desistiu de seu mandato e deixou o Brasil após sofrer ameaças. Naquela ocasião, o ex-capitão negou a relação da publicação com o tema.
O meme protagonizado pela ex-deputada Joice Hasselmann em que ela relata uma operação da PF – ‘toc toc toc [três batidinhas na porta]. Quem é? É a Polícia Federal’ – também circula em abundância nas respostas ao ‘bom dia’ de Lula e Janja.
Assim na casa do Bolsonaro hoje pic.twitter.com/4RJI9YK0QV
— Gui (@ginlherme) May 3, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Entenda o que acontece após a apreensão dos celulares de Bolsonaro pela PF
Por CartaCapital
Políticos comentam prisão de Mauro Cid e buscas na casa de Bolsonaro: ‘O cerco vai se fechando’
Por Getulio Xavier
Entenda o esquema de falsos dados de vacinação que levou Bolsonaro a ser alvo de buscas da PF
Por Getulio Xavier