CartaExpressa

Governo oficializa demissão de Gonçalves Dias com publicação no Diário Oficial

General foi o primeiro ministro a ser exonerado por Lula; demissão ocorre após a revelação de novas imagens dos atos golpistas de 8 de Janeiro

O ex-ministro do GSI, general Gonçalves Dias. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governo federal oficializou a exoneração do general Gonçalves Dias da chefia do Gabinete de Segurança Institucional, por meio de uma publicação no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira 20.

Dias pediu demissão após a emissora CNN Brasil revelar imagens em que o militar aparece em contato com golpistas, no Palácio do Planalto, durante os ataques aos Três Poderes em 8 de janeiro.

O general do Exército foi o primeiro ministro a ser exonerado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, assume o cargo de forma interina.

Na mesma publicação no DOU, o governo federal também oficializou a exoneração de Ricardo José Nigri, general que ocupava o posto de secretário-executivo do GSI. Assim como no caso de Dias, Capelli cumprirá interinamente as funções do cargo.

Veja as mudanças:

DECRETOS DE 19 DE ABRIL DE 2023 – DECRETOS DE 19 DE ABRIL DE 2023 – DOU – Imprensa Nacional

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo