Justiça

Governo Lula vê indícios de crime contra a democracia no X e aciona o STF

A ação se relaciona aos chamados ‘Twitter Files’, divulgados no início de abril por um jornalista americano

Governo Lula vê indícios de crime contra a democracia no X e aciona o STF
Governo Lula vê indícios de crime contra a democracia no X e aciona o STF
Brasília (DF), 29/06/2023 - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, durante sessão que retoma o julgamento da ação (Aije nº 0600814-85) que pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e de Walter Braga Netto, candidatos à Presidência da República nas Eleições 2022. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Advocacia-Geral da União, braço jurídico do governo federal, afirmou ao Supremo Tribunal Federal ter identificado indícios de crime contra o Estado Democrático de Direito e as instituições devido à divulgação, na rede social X (ex-Twitter), de informações sigilosas sobre o 8 de Janeiro de 2023.

No documento, a AGU solicita ao relator do caso, Alexandre de Moraes, que encaminhe as informações ao Ministério Público Federal, que poderia apresentar uma denúncia.

A ação do governo Lula (PT) tem relação com a divulgação dos chamados “Twitter Files”, um conjunto de e-mails nos quais funcionários do X discutem o conteúdo de decisões sigilosas da Justiça brasileira a respeito de assuntos como a exclusão de fake news contra as urnas eletrônicas e ataques aos ministros do STF.

As informações sigilosas foram publicadas pelo jornalista americano Michael Shellenberger em seu perfil no X. Ele também fez acusações contra Moraes, a quem atribuiu medidas antidemocráticas.

Na avaliação da AGU, a divulgação de documentos confidenciais comprometeu as investigações em curso no Supremo e no Tribunal Superior Eleitoral sobre as condutas antidemocráticas que culminaram no 8 de Janeiro.

“Em um exame preliminar, é possível deduzir que os indícios dos ilícitos supostamente praticados podem ser extraídos do fato de que, em descompasso com determinação judicial, foram divulgadas informações classificadas, no âmbito de processos penais e eleitorais, como sigilosas”, destaca a Advocacia-Geral no documento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo