Política

Governo Lula deve manter primo de Lira no comando do Incra em Alagoas

O acordo foi fechado durante reunião na residência oficial da Câmara nesta segunda-feira 16. A decisão contraria demanda do MST

César de Lira (à esquerda) foi nomeado para o cargo em 2017, durante a gestão de Michel Temer. Reprodução/redes sociais
Apoie Siga-nos no

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve manter o advogado César de Lira no comando da superintendência do Incra em Alagoas, apurou CartaCapital com interlocutores do governo.

O martelo foi batido durante reunião na residência oficial da Câmara nesta segunda-feira 15, da qual participou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

A decisão pela permanência do primo de Arthur Lira (PP-AL) no Incra, vista como um aceno do Palácio do Planalto à Câmara, ocorre às vésperas da instalação da CPI que mira as recentes ocupações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

A tendência é que a CPI do MST seja instalada nesta quarta-feira 17. O colegiado deve ter entre seus integrantes expoentes do bolsonarismo, como os deputados federais Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) e Ricardo Salles (PL-SP), cotados para a presidência e  para a relatoria, respectivamente.

O acordo para manter César de Lira no comando da unidade de Alagoas acontece após declarações de ministros do governo Lula em relação à ofensiva da bancada ruralista contra o movimento.

No final de semana, Paulo Teixeira ironizou a instalação da CPI e disse que os parlamentares encontrariam “coisas gravíssimas” durante a investigação, como suco de uva produzido sem trabalho escravo – uma referência às recentes denúncias de exploração trabalhista no Rio Grande do Sul.

A gestão de César de Lira é alvo de críticas do MST, que chegou a ocupar o prédio da unidade alagoana em abril durante as ações do Abril Vermelho. A entidade cobra a nomeação do servidor público José Ubiratan Resende Santana para o posto.

Lira foi nomeado superintendente do Incra em Alagoas ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB), em 2017, por indicação do deputado federal Marx Beltrão (PP-AL). Ele permaneceu no cargo no governo de Jair Bolsonaro (PL) com o apadrinhamento de Lira.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo