Política

Governo Lula deve manter primo de Lira no comando do Incra em Alagoas

O acordo foi fechado durante reunião na residência oficial da Câmara nesta segunda-feira 16. A decisão contraria demanda do MST

Governo Lula deve manter primo de Lira no comando do Incra em Alagoas
Governo Lula deve manter primo de Lira no comando do Incra em Alagoas
César de Lira (à esquerda) foi nomeado para o cargo em 2017, durante a gestão de Michel Temer. Reprodução/redes sociais
Apoie Siga-nos no

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve manter o advogado César de Lira no comando da superintendência do Incra em Alagoas, apurou CartaCapital com interlocutores do governo.

O martelo foi batido durante reunião na residência oficial da Câmara nesta segunda-feira 15, da qual participou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

A decisão pela permanência do primo de Arthur Lira (PP-AL) no Incra, vista como um aceno do Palácio do Planalto à Câmara, ocorre às vésperas da instalação da CPI que mira as recentes ocupações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

A tendência é que a CPI do MST seja instalada nesta quarta-feira 17. O colegiado deve ter entre seus integrantes expoentes do bolsonarismo, como os deputados federais Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) e Ricardo Salles (PL-SP), cotados para a presidência e  para a relatoria, respectivamente.

O acordo para manter César de Lira no comando da unidade de Alagoas acontece após declarações de ministros do governo Lula em relação à ofensiva da bancada ruralista contra o movimento.

No final de semana, Paulo Teixeira ironizou a instalação da CPI e disse que os parlamentares encontrariam “coisas gravíssimas” durante a investigação, como suco de uva produzido sem trabalho escravo – uma referência às recentes denúncias de exploração trabalhista no Rio Grande do Sul.

A gestão de César de Lira é alvo de críticas do MST, que chegou a ocupar o prédio da unidade alagoana em abril durante as ações do Abril Vermelho. A entidade cobra a nomeação do servidor público José Ubiratan Resende Santana para o posto.

Lira foi nomeado superintendente do Incra em Alagoas ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB), em 2017, por indicação do deputado federal Marx Beltrão (PP-AL). Ele permaneceu no cargo no governo de Jair Bolsonaro (PL) com o apadrinhamento de Lira.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo