Política

Governo estuda indenizar órfãos da pandemia, afirma Nísia

Estima-se que mais de 40 mil crianças e adolescentes perderam suas mães por Covid-19 nos dois primeiros anos da pandemia no Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A ministra da Saúde Nísia Trindade anunciou que o governo Lula (PT) estuda conceder reparações para os órfãos que perderam os pais durante da pandemia de covid-19. A declaração da ministra foi nesta sexta-feira 24.

“Existem estudos com essa estimativa [de indenizar os órfãos da covid] e existe a preocupação do presidente Lula com essa reparação, que não é uma ação só de saúde. Existe, sim, essa possibilidade”, afirmou a ministra durante entrevista coletiva.

Nísia, entretanto, não deu mais detalhes sobre como seria esta indenização. As falas da ministra foram logo após a cerimônia no Palácio do Planalto que marcou a sanção da lei que institui pensão vitalícia aos filhos das pessoas que foram separadas de seus pais em colônias de hanseníase no século passado.

Somente nos dois primeiros anos da pandemia, 40.830 crianças e adolescentes perderam suas mães por Covid-19 no Brasil, segundo um estudo da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com as ações do então presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a vacinação e a favor de aglomerações e de medicamentos ineficazes, a pandemia da Covid-19 matou mais de 700 mil pessoas no Brasil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo