Mundo

Governo diz lamentar e repudiar agressão a jornalistas após encontro de presidentes no Itamaraty

A TV Globo emitiu uma nota na qual afirmou que a repórter Delis Ortiz foi vítima de agressão

Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O governo Lula reconheceu e lamentou o fato de jornalistas terem sido agredidos no Palácio do Itamaraty nesta terça-feira 30. O episódio ocorreu após a reunião entre presidentes de países sul-americanos na sede do Ministério das Relações Exteriores.

A TV Globo emitiu uma nota na qual afirmou que a repórter Delis Ortiz foi vítima de agressão. A emissora acrescentou que “repudia o ato de violência contra os jornalistas” e que “aguarda as providências a serem tomadas pelo Palácio do Planalto para a punição dos responsáveis e para evitar que episódios como este se repitam”.

A Globo sustenta que os responsáveis pela violência são seguranças do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e agentes do Gabinete de Segurança Institucional brasileiro.

O Itamaraty se manifestou por meio de uma nota: “O Ministério das Relações Exteriores lamenta o incidente no qual houve agressão a profissionais de imprensa, ao final da Reunião de Presidentes da América do Sul. Providências serão tomadas para apurar responsabilidades”.

A Secretaria de Imprensa da Presidência da República também emitiu um comunicado, no qual “se solidariza com a jornalista Delis Ortiz e repudia toda e qualquer agressão contra jornalistas”.

O órgão acrescentou que “todas as medidas possíveis serão tomadas para que esse episódio jamais se repita”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo