Economia

Governo Bolsonaro repassa menos de R$ 1 para alimentação de aluno, diz jornal

Mais de 18% dos domicílios brasileiros com crianças menores de 10 anos enfrentam grave insegurança alimentar

Apoie Siga-nos no

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) repassa menos de um real para alimentação de alunos da rede pública de ensino no Brasil. Para cada estudante da pré-escola, a gestão federal paga 0,53 centavos. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Para alunos do ensino fundamental e médio, os valores são ainda mais baixos, 0,36 centavos por estudante. Para as creches, o valor aumenta um pouco, mas não ultrapassa 1,07 real. 

Os valores correspondem aos repasses feitos pelo governo federal para o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que beneficia 40 milhões de crianças e adolescentes matriculados em instituições públicas de ensino. 

O cenário é ainda mais grave quando 33 milhões de brasileiros estão em alguma situação de vulnerabilidade alimentar. Por vezes, a merenda escolar é a única refeição feita pelas crianças no dia. Segundo Inquérito sobre a insegurança alimentar divulgado pela Rede PENSSAN, na quarta-feira 8, o número de domicílios com crianças menores de 10 anos em situação grave de insegurança alimentar grave dobrou entre 2020 e 2022.

Especialistas apontam que a privação de uma alimentação adequada nos primeiros anos da infância causa efeitos no desenvolvimento das crianças e que a atual situação do País poderá atingir gerações. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo