Política

Fufuca escolhe ex-jogador bolsonarista para comandar Autoridade Pública de Governança do Futebol

Criada sob o governo Dilma, a Apfut supervisiona gastos das equipes e o investimento obrigatório no futebol feminino e pode aplicar penas aos times

Ex-jogador do Fluminense, Washington foi candidato a deputado federal por Sergipe em 2022 pelo PP - Instagram
Apoie Siga-nos no

O ministro dos Esportes André Fufuca (PP) escolheu o ex-jogador bolsonarista Washington Coração Valente para assumir o comando da Autoridade Pública de Governança do Futebol, instância que julga eventuais irregularidades cometidas por entidades desportivas.

Criada sob o governo de Dilma Rousseff (PT), a Apfut supervisiona gastos das equipes e o investimento obrigatório no futebol feminino e pode aplicar penas aos times que integram o Profut, programa de responsabilidade fiscal do futebol brasileiro.

O convite foi feito por Fufuca durante um convescote em Brasília, em dezembro passado. Mas a nomeação só foi publicada no Diário Oficial da União na última semana. Isso porque o ex-jogador estava lotado na Secretaria de Esporte e Lazer de Sergipe – sua exoneração foi autorizada nesta terça-feira 12.

Desde que assumiu o ministério, Fufuca tem alocado nomes que integraram a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). É o caso, por exemplo, do secretário-executivo da pasta, Antonio Paulo Vogel, braço-direito de Abraham Weintraub na Educação durante a gestão passada.

Filiado ao PP, Coração Valente é próximo ao ministro e foi indicado ao cargo pela legenda. Nas últimas eleições, o ídolo do Fluminense chegou a ser candidato a deputado federal por Sergipe, mas obteve quase 14 mil votos e não se elegeu.

Na gestão Bolsonaro, o ex-jogador chegou a exercer por alguns meses o cargo de secretário nacional de Esporte e Lazer, até ser convidado para integrar a diretoria da Confederação Brasileira de Futebol.

Antes disso, assumiu uma cadeira na Câmara entre novembro de 2018 e abril de 2019 em substituição a Onyx Lorenzoni (à época no DEM), que fora convidado para atuar na equipe de transição do ex-capitão.

Pelo Fluminense, time do coração do ministro, Coração Valente foi campeão brasileiro em 2010 e vice da Libertadores em 2008.

A presidência da Apfut, para a qual o atacante foi escolhido, está vaga desde o início do governo do Lula (PT), quando o advogado Marcelo Contini foi exonerado. O PDT indicou Ricardo Gomyde para o cargo, mas a articulação não avançou.

Procurado pela reportagem, Coração Valente disse ver com “normalidade” as críticas à sua relação com o governo Bolsonaro.

“O importante é que nós estamos dedicados às políticas públicas no esporte, uma área muito importante para o Brasil. Vamos manter a mesma honestidade e transparência na condução dos trabalhos [na Apfut]”, disse o ex-jogador a CartaCapital. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo