Justiça

Fachin reage a encontro de Bolsonaro com embaixadores: ‘Evento órfão de embasamento técnico’

Durante lançamento de campanha pela desinformação da OAB Paraná, o ministro rebateu acusações feitas pelo presidente ao sistema eleitoral

Fachin reage a encontro de Bolsonaro com embaixadores: ‘Evento órfão de embasamento técnico’
Fachin reage a encontro de Bolsonaro com embaixadores: ‘Evento órfão de embasamento técnico’
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral, teceu críticas à reunião de Jair Bolsonaro com embaixadores – onde, mais uma vez, sem provas, o presidente atacou o sistema eleitoral brasileiro.

O ministro classificou o evento como “órfão de embasamento técnico e pobre em substância argumentativa”. As declarações se deram no contexto do lançamento de uma campanha contra a desinformação pela OAB do Paraná.

“Vivemos um tempo intrincado, marcado pela naturalização do abuso da linguagem e pela falta de compromisso cívico em que se deturpam sistematicamente fatos consolidados, em que se semeia a antidemocracia, pretensamente justificada por um estado de coisas inventadas, ancorado em pseudo representações de elementos que afrontam a toda evidência, a seriedade do sistema da justiça e a alta integridade dos pleitos nacionais”, acrescentou, citando a agenda presidencial desta segunda-feira 18 junto a embaixadores.

“Criam-se nesse caminho da desinformação encenações interligadas, como alias está a assistir hoje o próprio País. É um desses eventos órfãos de embasamento técnico, pobre em substância argumentativa e que violam as bases históricas do contrato social da comunicação e violam as premissas expressas da legalidade constitucional”, declarou.

O ministro, que ainda considerou ‘muito graves’ as acusações sem provas feitas por Bolsonaro. “Há um inaceitável negacionismo eleitoral por parte de uma personalidade importante dentro de um país democrático, e é muito grave a acusação de fraude (má fé) a uma instituição, mais uma vez, sem apresentar provas”.

Fachin também criticou o envolvimento das Forças Armadas nas dúvidas lançadas pelo presidente. “Ainda mais grave, é o envolvimento da política internacional e também das Forças Armadas, cujo relevante papel constitucional a ninguém cabe negar como instituições nacionais, regulares e permanentes do Estado, e não de um governo”, acrescentou, ao cobrar união da sociedade civil e de instituições representativas para garantir que a democracia seja preservada. “É hora de dizer basta.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo