Política

Fachin dá dois dias para o partido de Bolsonaro explicar impulsionamento de conteúdo

A ação foi apresentada por PT, PV e PCdoB. As legendas classificam como ‘acintosa’ a estratégia digital de divulgação do ex-capitão

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, estabeleceu nesta quarta-feira 27 o prazo de dois dias para o PL, sigla de Jair Bolsonaro, se manifestar sobre uma representação que denuncia impulsionamento irregular de conteúdo eleitoral.

A ação foi apresentada pela federação Brasil da Esperança, composta por PT, PV e PCdoB. Os partidos classificam como “acintosa” a estratégia digital de divulgação de Bolsonaro na sexta-feira 22 e no sábado 23. No domingo 24, o PL oficializou a candidatura do ex-capitão à reeleição.

Segundo as legendas, que se baseiam em informações do Google, o PL gastou 742 mil reais com 15 anúncios nos dois dias a antecederem a convenção. A tática teria gerado 81 milhões de visualizações em 72 horas.

A situação, argumenta a federação, “configura violações às regras de propaganda no período da pré-campanha, dada a inobservância do dever de moderação de gastos com impulsionamento previsto na legislação eleitoral”.

Na decisão, Fachin diz ser “indispensável exame mais detalhado do contexto fático exposto”.

“Faz-se imperioso, portanto, oportunizar a prévia manifestação do representado, estabelecendo-se o contraditório, inclusive para que seja viabilizada a possibilidade de justificação acerca da origem dos recursos financeiros despendidos com o impulsionamento dos conteúdos na plataforma do YouTube nos dias 22 e 23 de julho de 2022.”

O Ministério Público Eleitoral deverá se manifestar após o PL apresentar seus argumentos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo