Justiça

‘Especulação’, diz Kassio Nunes sobre interromper julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível

O TSE marcou a votação para 22 de junho. A ação foi aberta após a reunião do então presidente com embaixadores em julho de 2022

‘Especulação’, diz Kassio Nunes sobre interromper julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível
‘Especulação’, diz Kassio Nunes sobre interromper julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível
O ministro Kassio Nunes Marques. Foto: Carlos Moura/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro Kassio Nunes Marques, do Tribunal Superior Eleitoral, afirmou não passar de “especulação” sua suposta inclinação a pedir vista – ou seja, mais tempo para análise – durante o julgamento que pode levar à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Eu nunca tratei desse assunto com ninguém. Pura especulação”, disse Kassio ao UOL. Ele foi indicado ao Supremo Tribunal Federal por Bolsonaro.

O TSE marcou para 22 de junho o início da votação. A ação apura a reunião promovida por Bolsonaro com embaixadores em julho de 2022 para disseminar notícias falsas sobre o sistema eleitoral. O caso foi aberto a pedido do PDT e é o mais avançado na Justiça.

Em abril, o Ministério Público Eleitoral se manifestou a favor da inelegibilidade do ex-capitão. A peça foi assinada pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco.

Segundo o MPE, o discurso do ex-presidente atacou as instituições eleitorais, de modo a abalar a confiança da população, e resultou em uso indevido dos meios de comunicação, abuso de autoridade, abuso de poder político e desvio de finalidade.

Julgarão Bolsonaro no TSE os ministros:

  • Alexandre de Moraes
  • Cármen Lúcia
  • Kassio Nunes Marques
  • Benedito Gonçalves
  • Raul Araújo
  • Floriano Neto
  • André Tavares

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo