Justiça

Entenda os próximos passos do julgamento que pode cassar o mandato de Moro

Manifestação do Ministério Público Eleitoral a favor da cassação dificulta a vida do ex-juiz

Lula Marques/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ex-juiz Sergio Moro (União-PR) pode estar próximo da cassação de seu mandato como senador. Já em reta final de análise, ele responde no Tribunal Regional Eleitoral paranaense a um processo por abuso de poder econômico.

Tramitam em conjunto na Corte eleitoral duas ações de investigação contra Moro – uma delas protocolada pela federação PT/PV/PCdoB, outra pelo PL do Paraná -, que alegam ter havido desequilíbrio nos gastos da campanha do ex-magistrado ao Senado.

Os partidos argumentam que Moro se beneficiou na disputa eleitoral por ter se lançado, em um primeiro momento, pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos, para depois migrar ao União Brasil visando a disputa pelo Senado. 

Diante disso, Moro teria usado recursos do Fundo Partidário do Podemos e do Fundo Eleitoral do União Brasil em um montante acima do teto para uma campanha ao Senado.

Na última quinta-feira 14, a Procuradoria Regional Eleitoral pediu o acolhimento parcial das ações contra Moro, com a consequente cassação de mandato por abuso de poder econômico.

Ao defender a punição, o Ministério Público sustentou ser impossível desvincular os benefícios eleitorais obtidos por Moro em sua pré-candidatura à Presidência e transportados para sua campanha ao Senado, “pois a projeção nacional de uma figura pública desempenha um papel crucial, mesmo em eleição a nível estadual, influenciando diversos aspectos do processo eleitoral”.

O próximo passo será a divulgação do voto do relator do processo, Luciano Carrasco Falavinha Souza, possivelmente no mês que vem. O TRE entra em recesso em 20 de dezembro e retoma suas atividades em 7 de janeiro.

Na data de início do julgamento, a ser definida por Falavinhas, acusação e defesa terão direito a uma sustentação oral. Na sequência, o relator profere seu voto e os demais juízes se manifestam.

Independentemente do resultado no TRE, a parte derrotada acionará o Tribunal Superior Eleitoral para reverter a decisão. Conforme apurou CartaCapital, o PL projeta que a ação irá a julgamento no TSE às vésperas das eleições municipais de 2024.

Se Moro de fato perder o mandato, haverá uma eleição suplementar para definir um novo senador pelo Paraná.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo