Mundo

Empresa espanhola espionou conversas do ex-presidente do Equador com Lula e Dilma para CIA, mostra jornal

Documentos obtidos pelo ‘El País’ mostram que a instituição contratada para segurança da embaixada coletava informações confidenciais das reuniões de Rafael Correa

O ex-presidente do Equador Rafael Correa. Foto: Kenzo TRIBOUILLARD/AFP
Apoie Siga-nos no

A empresa contratada para cuidar da segurança da Embaixada do Equador em Londres, teria espionado o ex-presidente Rafael Correa para vender informações confidenciais ao seu sucessor e adversário político, Lenín Moreno.

É o que apontam as investigações da Corte Nacional equatoriana. Na análise do computador de David Morales, ex-militar e dono da empresa de segurança espanhola UC Global, SL, foi encontrado um disco rígido com o nome CIA e uma pasta intitulada: “América do Norte/EUA/CIA/Romeu/Brasil/Argentina/Março de 2018/Venegas Chamorro/Travel”, que contém detalhes das reuniões de Correa com os ex-presidentes latinos.

As espionagens envolviam também as reuniões de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que estava se refugiando em Londres. As descobertas sobre a pasta e o monitoramento das reuniões de Correa foram realizadas por peritos nomeados pela defesa de Assange na justiça.

O documento obtido pelo jornal espanhol El País, mostrou que uma das gravações aconteceu entre 18 e 24 de março de 2018, quando Correa estava acompanhado por uma escolta da UC Global, SL. Não há detalhes divulgados sobre o conteúdo da conversa monitorada pela empresa e nem o valor pela venda dos arquivos.

Morales gravava vídeos e escrevia relatórios — alguns em inglês —, sobre as reuniões privadas de Correa no país e em sua casa em Bruxelas, onde se estabeleceu após deixar a presidência. 

Uma delas aconteceu em 17 de novembro de 2017, quando ele redigiu o relatório intitulado Brussels Meetings, descrevendo os encontros e conversas mantidas pelo então ex-presidente em sua casa. 

Na descrição dos arquivos, ele detalha os números de série de seus dispositivos eletrônicos iPad e computador. Os advogados de Assange perguntaram por que esse e outros e-mails foram escritos em inglês, o ex-fuzileiro naval respondeu que o e-mail foi escrito em inglês.

Em resposta ao juiz que julgou o caso, o ex-fuzileiro respondeu que o objetivo era “melhorar o inglês de seus funcionários”. 

O ex-presidente do Equador cancelou o contrato com a empresa em maio de 2019, quando um de seus guarda-costas lhe confessou que o ex-militar espanhol e proprietário da empresa havia pedido a eles que escrevessem relatórios sobre suas reuniões e atividades pessoais e políticas.

A chantagem de alguns funcionários, segundo a investigação, eram constantes. No pen drive de 4 GB encontrado pela Justiça no cofre da sede da empresa, estavam imagens de conteúdo íntimo de um membro da carreira diplomática do Equador, que provavelmente eram usadas para coagir o funcionário. 

“Quero usar as imagens (…). Para pendurá-las”. “A propósito (…), você tem o relatório que foi feito sobre ela (…), acho que você o destruiu (…), certo? (…), acho que você o destruiu (…), não é?”, diz Morales em um e-mail ao diplomata. 

Em audiência, Morales justificou a posse dessas imagens com uma descoberta casual durante uma “análise de segurança” do computador da pessoa. O diplomata entrou com ação judicial contra Morales.

A investigação sobre a espionagem de Assange e Correa segue em tramitação na Suprema Corte Equatoriana.

Morales também é envolvido em outra ação judicial por espionagem contra o ex-presidente e o fundador do Wikileaks, em 2019, quando era dono da empresa de segurança Undercover Global. Ele foi preso naquele ano, quando se deslocava para uma nova residência em Lisboa. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo