Política

Em evento, Bolsonaro defende explorar Amazônia e reserva

Durante inauguração de aeroporto em Macapá, presidente disse que pode abrir Reserva Nacional do Cobre Associados para mineração

Jair Bolsonaro na inauguração do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Macapá. Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) defendeu na sexta-feira 12 a exploração da Reserva Nacional do Cobre Associados (Renca) e da Amazônia, durante a inauguração do novo aeroporto de Macapá, capital do estado do Amapá. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

“Este grande estado, médio estado do Amapá, também é rico. Conversando com alguns parlamentares, vamos conversar sobre a Renca? A Renca é nossa. Vamos usar as riquezas que Deus nos deu para o bem-estar da nossa população”, disse. 

Em agosto de 2017, 0 então presidente Michel Temer (MDB) extinguiu a Renca via decreto e abriu a região para mineradoras. Após forte repercussão negativa entre ambientalistas, comunidade internacional e diversos setores da sociedade brasileira, o emedebista recuou. 

A reserva, situada entre o Pará e Amapá, é rica em ouro, ferro e cobre. A área tem mais de 4 milhões de hectares, o equivalente ao tamanho da Dinamarca ou do Espírito Santo. 

No evento em Macapá, Bolsonaro defendeu a exploração da Amazônia e criticou “essa indústria de demarcação de terras indígenas” que, segundo ele, poderia levar o Brasil a perder a região “porque novos países poderão passar a existir aqui dentro”. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.