Justiça

Em Davos, Barroso pede debate ‘sem preconceito’ sobre drogas e segurança pública

‘Essa é uma guerra que nós estamos perdendo’, afirmou na Suíça o presidente do STF

Foto: World Economic Forum/Jakob Polacsek
Apoie Siga-nos no

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira 17 que pretende promover uma cerimônia no Conselho Nacional de Justiça para debater segurança pública e política de drogas no Brasil. 

A declaração foi concedida em Davos, na Suíça, onde o magistrado participa do Fórum Econômico Mundial

“Penso em organizar um grande evento, talvez no CNJ, para nós repensarmos e debatermos a questão da segurança pública no Brasil e a questão das drogas no Brasil, sem preconceito“, disse.

Barroso também destacou a ineficiência dos atuais projetos para combater o tráfico de drogas no País. “Essa é uma guerra que nós estamos perdendo. De modo que não importa a visão de cada um sobre o endurecimento da repressão ou sobre as experiências de legalização que há em outros países”, prosseguiu. “Seja qual for o caminho que se escolha, nós temos que partir do pressuposto de que o que nós estamos fazendo não está dando certo.”

Segundo o presidente do STF, o tema nunca foi tratado da maneira correta. “O pensamento progressista sempre negligenciou a segurança pública, em alguma medida em razão da pobreza e da desigualdade. Mas pobre também precisa de segurança.”

Ele ponderou, contudo, que a definição de novos caminhos nessa seara não é uma atribuição do Supremo. “Não é meu papel definir isso. Acho que essa é uma questão legislativa. O que nós precisamos fazer é debater essa questão”, completou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo