Política

Eduardo Bolsonaro ataca Flávio Dino com acusação falsa após agenda na Maré

O bolsonarismo repete a disseminação de fake news e a tentativa de criminalização de comunidades

Eduardo Bolsonaro. Foto: EVARISTO SA/AFP
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou, nesta quarta-feira 15, acusações falsas contra o ministro da Justiça, Flávio Dino, depois de uma agenda ministerial no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

O ministro foi ao local na última segunda 13 para o lançamento de um boletim sobre violência.

“Flávio Dino, o ministro que entra na Maré, complexo de favelas mais armado do Rio, com apenas dois carros e sem trocar tiros”, escreveu o deputado de extrema-direita no Twitter. 

Ele ainda disse que convocaria Dino à Comissão de Segurança Pública da Câmara para “explicar o nível de envolvimento dele e seu chefe, Lula, com o crime organizado carioca”. 

Segundo comunicado oficial da Justiça, Dino participou do lançamento de um documento sobre os impactos da violência armada no Complexo e compôs uma roda de conversa com comitivas da rede internacional Open Society, que apoia grupos da sociedade civil em diversos países.

Não é a primeira vez que o bolsonarismo tenta criminalizar visitas a comunidades. A prática foi adotada durante uma agenda de Lula, ainda em campanha, no Complexo do Alemão. Em publicação nas redes sociais, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chegou a distorcer o significado da sigla CPX no boné do petista.

O caso virou uma ação civil pública contra Flávio, o ex-secretário de Cultura e deputado federal Mário Frias (PL-SP) e a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

Após a repercussão, as redes sociais também começaram a excluir publicações que promoviam a mesma associação falsa. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo