CartaExpressa

Economistas apresentam carta com ‘programa comum’ para a esquerda

Lista inclui revisão do teto de gastos e da autonomia do Banco Central, além de revogação das reformas trabalhista e previdenciária

O ex-presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

Economistas divulgaram um manifesto nesta segunda-feira 21 em que estabelecem pontos para um “programa comum” de esquerda para as eleições deste ano.

No documento, os 86 signatários reivindicam como prioritária a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) neste ano, mas sob “um programa indispensável para a afirmação de um país justo e democrático”, sem promover o que chamam de “políticas econômicas que desmontem a própria base de apoio popular de um governo eleito em meio à forte polarização social”.

Os profissionais escrevem ainda que “mediações são parte necessária da vida e da política, defender e legitimar a ideologia dos adversários, não”. Segundo a carta, é preciso, em primeiro lugar, realizar uma “revisão completa do regramento de política fiscal” estabelecido nos últimos anos.

Eles elencam como principais itens:

  • A revisão do teto de gastos;
  • A revisão da autonomia do Banco Central;
  • A revogação da reforma trabalhista;
  • A revogação da reforma da Previdência;
  • A manutenção da Eletrobras e dos Correios como empresas estatais;
  • A adoção de uma estratégia para fazer a Petrobras “voltar às mãos dos brasileiros e liderar o processo de retomada da indústria”;
  • A reversão de privatizações – mas os economistas não listaram quais;
  • O estímulo à construção civil por meio da infraestrutura urbana verde e com articulação entre a produção nacional e a geração de empregos;
  • O aumento das faixas de alíquotas do imposto de renda;
  • A regulamentação do imposto sobre as grandes fortunas, sobre a propriedade e sobre os lucros e dividendos;
  • A desoneração sobre o consumo;
  • A criação de um imposto nacional “que contemple problemas das desigualdades regionais e a taxação da exportação de produtos primários e semimanufaturados”;
  • A destinação de 2% do Produto Interno Bruto em transição energética, sustentabilidade e diversificação da produção industrial baseada em recursos naturais;
  • A criação de um programa “robusto” de transferência de renda;
  • E uma “reforma agrária verde”, com políticas de regularização de assentamentos, reservas extrativistas e outras áreas protegidas.

Segundo os economistas, “esse conjunto de medidas significa rever o tripé macroeconômico do fim dos anos 1990 e adequar nossa política econômica à agenda do crescimento, com a recuperação da capacidade de planejamento e de construção de políticas de longo prazo”.

O texto é apresentado em meio a uma disputa interna no PSOL sobre a postura a ser adotada nesta eleição: apoiar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou lançar um nome próprio, possivelmente o do deputado federal Glauber Braga (RJ).

O PSOL já apresentou suas principais bandeiras ao PT. Em entrevista a CartaCapital, no entanto, Glauber Braga disse que a direção majoritária do partido “erra feio” ao considerar apoiar Lula, diante das alianças que o ex-presidente tem buscado firmar. Um congresso neste ano ainda deve anunciar a posição final.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo