Mundo

‘É se humilhar demais’, diz Lula sobre Bolsonaro pedir ajuda a Biden para vencer eleição

Segundo ex-presidente, é dever de Bolsonaro apresentar claramente os temas tratados na conversa e quais foram os acordos fechados com os EUA

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) comentou nesta terça-feira 14 a notícia revelada pela agência Bloomberg de que o presidente Jair Bolsonaro (PL), em sua passagem recente pelos Estados Unidos, pediu a Joe Biden ajuda para vencer as eleições de outubro deste ano. As declarações de Lula, que classificou a atitude, se confirmada, como humilhante, foram dadas em entrevista à rádio Vitoriosa, de Uberlândia, em Minas Gerais.

“Ele foi lá, segundo a imprensa americana, pedir para o Biden ajudar ele a não deixar eu ganhar as eleições. Será que isso é verdade? Por Deus do céu, não acredito que isso seja verdade. Isso é se humilhar demais”, comentou Lula ao tratar do assunto.

Na conversa desta terça-feira, o petista ainda cobrou para que o atual presidente divulgue de forma clara os temas tratados e quais acordos foram fechados com os EUA. Bolsonaro, de fato, ainda não forneceu detalhes do encontro. Ao repercutir a notícia da Bloomberg, o ex-capitão negou que tenha feito o pedido e disse apenas que os assuntos tratados com Biden seriam de foro reservado.

“Quando ele fala que a conversa foi extraordinária, fantástica, ora diga o que conversou, diga qual foi o acordo”, cobrou o ex-presidente. A declaração fez referência a entrevista de Bolsonaro, que logo após se encontrar com Biden, disse ter ficado maravilhado com o líder norte-americano.

No domingo, dia em que a notícia foi repercutida, a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann, afirmou que, se confirmada a veracidade da solicitação de Bolsonaro a Biden, a atitude é passível de impeachment por representar uma conspiração para um golpe no Brasil. Assim como Lula, ela classificou o episódio como humilhante.

Durante a entrevista, Lula ainda classificou a Cúpula das Américas com a participação de Bolsonaro como fracassada e ironizou o fato de Biden ter oferecido valores pouco volumosos para a preservação da Amazônia. Segundo defendeu, esta seria uma forma dos EUA mostrarem que não confiam no atual governo brasileiro.

“O atual presidente foi participar de uma cúpula fracassada nos Estados Unidos, porque 12 presidentes não foram”, comentou Lula sobre a baixa adesão internacional ao encontro após os EUA excluírem Cuba, Venezuela e Nicarágua. Outras nações como México, Guatemala, Bolívia e Honduras optaram por não participar do evento como forma de protesto ao boicote.

Privatização da Eletrobras

Ainda nesta terça, Lula também usou parte da entrevista para fazer duras críticas à recente privatização da Eletrobras. A estatal será capitalizada na Bolsa de Valores nesta terça, com participação de Bolsonaro, após a controversa ofensiva do governo sobre a empresa.

Conforme defendeu o petista, a venda da empresa pública para a iniciativa privada é mais uma prova cabal de que o atual presidente não sabe governar um País. Para ele, a privatização também foi envolta em uma falsa promessa para enganar o povo.

“Quando não tiver mais nada pra vender vai fazer o que? Quem não sabe governar, quem não tem coragem de tomar decisão, quem não sabe lidar com problemas sociais, vende aquilo que é patrimônio público. Se não sabe governar, por favor, peçam a conta e vão embora”, destacou Lula.

“Resolvem privatizar a Eletrobras dizendo que vai baratear a luz. Não vai baratear. Hora que privatizar a Eletrobras, não vai ter mais Luz para Todos, porque nenhuma empresa tem empresário socialista disposto a levar energia e fazer ligação de graça na casa das pessoas. Nós fizemos porque o governo serve pra isso”, completou em seguida sobre o assunto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo