Justiça

‘Dobradinha’ entre Moro e Deltan: Presidente do TCU obtém acesso a mensagens da Vaza Jato

A ordem, expedida por Dias Toffoli à 10ª Vara Federal do Distrito Federal, é pelo fornecimento de acesso integral às conversas

Sergio Moro e Deltan Dallagnol. Fotos: Jefferson Rudy/Agência Senado e Lula Marques/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta sexta-feira 14 que o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, tenha acesso às mensagens trocadas por procuradores da Lava Jato apreendidas na Operação Spoofing. O material deu origem à série de reportagens conhecida como Vaza Jato.

A ordem, expedida por Toffoli à 10ª Vara Federal do Distrito Federal, é pelo fornecimento de acesso integral às mensagens, “com a devida preservação do conteúdo dos documentos de caráter sigiloso”. O cumprimento da determinação deve ter o apoio de peritos da Polícia Federal.

No pedido apresentado a Toffoli, Dantas reproduziu trechos de diálogos protagonizados em 2018 por Deltan Dallagnol, então procurador-chefe da força-tarefa de Curitiba.

A um interlocutor identificado apenas como “PG”, Deltan anunciou a produção de uma nota contra Bruno Dantas, “a pedido da JF”. O presidente do TCU entende que a sigla pode representar Justiça Federal, em referência à 13ª Vara de Curitiba, à época comandada por Sergio Moro.

“Tais excertos revelam possíveis interações entre procuradores e magistrados com o escopo de desgastar a imagem de membro do Tribunal de Contas da União junto à mídia e à opinião pública, cujo contexto e extensão somente podem ser conhecidos com o acesso à integra das mensagens”, sustenta Dantas.

Na ocasião, Bruno Dantas havia criticado uma decisão proferida por Moro a vedar a utilização, pela Receita, pelo TCU e por outros órgãos, de provas colhidas no âmbito da Lava Jato.

A Toffoli, o presidente do TCU pediu a extensão em seu favor de decisões do ministro aposentado Ricardo Lewandowski que concederam o acesso às provas da Spoofing por outros peticionários.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo