Política

Diretório Nacional do PT aprova a indicação de Alckmin a vice de Lula

O PSB oficializou a indicação em 8 de abril; após a cerimônia, o ex-tucano pediu ‘humildade de reconhecer que os desafios do presente são maiores que as disputas do passado’

Geraldo Alckmin é indicado pelo PSB a vice de Lula (PT). Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O Diretório Nacional do PT aprovou nesta quarta-feira 13 a indicação de Geraldo Alckmin, recém-filiado ao PSB, ao posto de vice na chapa encabeçada por Lula para as eleições presidenciais deste ano.

A aliança entre Lula e Alckmin, argumenta o PT, “confirmará nossa disposição de, no governo, implementar um programa de reconstrução e transformação do Brasil, ampliando nossa base social”.

“Nossa política de alianças e a tática eleitoral, que já estão em construção e serão definitivamente aprovadas no Encontro Nacional de 4 e 5 de junho, apontam para a ampliação política necessária para derrotar Bolsonaro, num processo eleitoral que já se revela o mais duro desde a redemocratização do país”, diz ainda o PT.

A formalização da pré-candidatura, porém, ainda não ocorreu. O comando petista adiou de 30 de abril para 7 de maio a cerimônia de lançamento da chapa. Em 30 de abril, o PSOL – que tende a oficializar o apoio a Lula – promoverá sua Conferência Eleitoral, responsável por chancelar a tática do partido para o pleito de outubro.

Assim, em 7 de maio, o PT pode apresentar a chapa Lula-Alckmin já com o endosso, além do PSOL, de PSB, PCdoB, PV e Solidariedade.

A indicação de Alckmin como vice de Lula foi confirmada pelo PSB em 8 de abril. Após a cerimônia, o ex-tucano pediu “humildade de reconhecer que os desafios do presente são maiores que as disputas do passado”.

“Temos um único objetivo: bem servir o povo brasileiro. Por isso eu convido a todos vocês a participarem dessa união com Lula em defesa da democracia e trabalhando a favor do Brasil”, escreveu nas redes sociais, na ocasião.

Na última segunda-feira 11, Alckmin participou de um jantar em São Paulo organizado pelo jurista e professor de Direito Constitucional Pedro Serrano. Entre advogados e políticos, 92 pessoas marcaram presença na reunião. Um dos comensais era o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas.

Questionado por CartaCapital sobre as declarações Alckmin a respeito de Lula no jantar, Carvalho relatou que Alckmin se surpreendeu, quando governador de São Paulo, “com a capacidade de Lula de focar no que era fundamental, de colocar o Brasil e São Paulo como pauta prioritária do relacionamento, independentemente da questão partidária”.

“Falou que se conectou com Lula de imediato e que teve uma relação extremamente republicana com Fernando Haddad, mesmo em momentos de embate. Disse achar invejável a capacidade de Lula de focar no que é fundamental. Falou claramente que a energia de Lula é contagiante e que, depois de tudo o que aconteceu com ele, Lula está preocupado com o Brasil, quer reconstruir e reconciliar o País. Foi uma fala poderosa”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar