Política

Dino anuncia mais de 1,5 mil prisões e detenções no DF e diz que o Brasil caminha para ‘normalização’

O ministro anunciou ter recebido um contingente 500 policiais de 10 estados, os quais se juntarão ao efetivo da Força Nacional

O ministro da Justiça, Flávio Dino. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que mais de 1,5 mil pessoas foram presas em flagrante ou detidas em decorrência dos atos de terrorismo praticados por bolsonaristas em Brasília no domingo 8. A maioria estava no acampamento golpista instalado no Setor Militar Urbano.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira 9, Dino declarou que o Brasil “caminha para a absoluta normalização institucional, com muita velocidade”, e que nas instituições civis e militares “reina a plena compreensão sobre a proteção da Constituição e da democracia”.

Ele informou que a Polícia Federal abriu três inquéritos para apurar a invasão aos prédios dos Três Poderes. Cada investigação se debruçará sobre as circunstâncias da ação em um local específico: no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal. Segundo Dino, as investigações também miram os financiadores e os organizadores dos atos golpistas.

“Mais uma vez, podemos afirmar que golpistas, terroristas e criminosos em geral não obtiveram êxito nos seus intentos de ruptura da legalidade”, disse o ministro. Em reação ao movimento antidemocrático, o presidente Lula (PT) decretou intervenção federal na Segurança do Distrito Federal.

Dino anunciou ter recebido um contingente de aproximadamente 500 policiais militares de 10 estados, os quais se juntarão ao efetivo da Força Nacional mobilizado em Brasília. Segundo ele, as prisões e as detenções servirão para a instrução de inquéritos e para garantir a responsabilização civil.

“Esses laudos periciais dimensionando os prejuízos vão ser remetidos à Advocacia-Geral da União para que cobre a indenização de quem perpetrou danos materiais, alguns irreparáveis, aos edifícios e ao patrimônio histórico ali alojado.”

O ministro informou que por volta das 22h de domingo havia nove rodovias federais interditadas por golpistas. De acordo com ele, a Polícia Rodoviária Federal agiu rapidamente e não encontrou resistência. A corporação também apreendeu 40 ônibus na capital federal usados pelos terroristas – em pelo menos um deles, as forças de segurança encontraram armas de fogo.

As pessoas detidas estão na sede da Academia Nacional de Polícia e são ouvidas por 50 equipes de Polícia Judiciária Federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo