Justiça

Desembargador proíbe Jorginho Mello de nomear o filho para a Casa Civil de SC

‘Não pode o chefe de Poder tratar a máquina pública como coisa privada e transformá-la em entidade familiar’, diz o juiz

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O desembargador substituto João Marcos Buch, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, determinou nesta quinta-feira 4 que o governador Jorginho Mello (PL) não pode nomear Filipe Mello, seu filho, como secretário da Casa Civil.

Jorginho fez o anúncio na quarta-feira 3. Seu filho substituiria Estêner Soratto da Silva Júnior (PL), que retomou o cargo de deputado estadual.

A decisão de Buch foi tomada no âmbito de um mandado de segurança coletivo apresentado pelo diretório estadual do PSOL.

“Com efeito, não pode o chefe de Poder tratar a máquina pública como coisa privada e transformá-la em entidade familiar, compondo a equipe de governo com membros da sua família”, diz o despacho, assinado durante o plantão do Judiciário.

A liminar desta quinta determina que “a autoridade coatora [Jorginho Mello] se abstenha de nomear o filho, senhor Filipe Mello, ao cargo de Secretário de Estado da Casa Civil, até o julgamento definitivo deste writ“.

O procurador-geral do estado, Márcio Vicari, já anunciou que a PGE pedirá a impugnação da decisão. “A Procuradoria viu com grande surpresa essa decisão, que contraria toda a jurisprudência nacional, não tem fundamento na lei”, argumentou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo