Política

Deputado reúne assinaturas necessárias para a criação da CPI do Crime Organizado

O pedido de abertura da comissão ainda precisa passar pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) reuniu o mínimo de assinaturas necessárias para instalar a CPI do Crime Organizado na Câmara. Ao todo, 177 deputados manifestaram apoio ao requerimento de criação do colegiado, apresentado à Mesa Diretora nesta segunda-feira 11.

A CPI deve investigar a relação de facções criminosas com o número de homicídios no Brasil. No documento, Gaspar diz que o acirramento da violência na Bahia, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte é um dos motivos pelos quais a comissão deve ser criada.

“Seja no interior ou nas capitais, e mesmo nas fronteiras, as facções atuam na tentativa de exercer controle sobre territórios no intuito de buscarem benefícios financeiros e materiais por meio de ações ilícitas, como tráfico de drogas, tráfico de armas, tráfico de pessoas e lavagem de capitais”, escreveu o autor do pedido.

A maioria dos deputados que apoiou a comissão é de direita, mas há também assinaturas de caciques do Centrão, entre eles o líder do União Brasil na Casa, Elmar Nascimento (BA).

O pedido de criação da CPI ainda precisa passar pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que avaliará se há justa causa e fato determinado para investigação.

Parlamentares da oposição também aguardam uma decisão de Lira sobre a criação da CPI do Abuso de Autoridade, apresentada à Mesa Diretora em novembro. A proposta, de autoria do deputado Marcel van Hattem (Novo), foi protocolada em meio à ofensiva bolsonarista contra ministros do Supremo Tribunal Federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo