Política

Deputado pede cópia de dossiê de órgão que monitorou antifascistas

Requerimento de José Guimarães (PT-CE) foi protocolado na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência

Foto: Isaac Amorim/MJSP
Apoie Siga-nos no

Líder da minoria na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) solicitou uma cópia do dossiê produzido no Ministério da Justiça e Segurança Pública, como forma de monitoramento de servidores supostamente ligados ao movimento antifascismo. O parlamentar protocolou o requerimento na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, no Congresso Nacional, nesta sexta-feira 7.

No documento, ele reivindicou o objetivo de “assegurar que tais atividades [de inteligência] sejam realizadas em conformidade com a Constituição Federal e com as normas constantes do ordenamento jurídico nacional, em defesa dos direitos e garantias individuais e do Estado e da sociedade”.

Guimarães também lembra que o ministro da Justiça, André Mendonça, trocou a chefia da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), órgão que fez o trabalho de monitoramento. A decisão do ministro ocorreu dias depois que o colunista do portal UOL Rubens Valente revelou a existência do dossiê.

“Se não existisse relatório/dossiê e se a matéria publicada fosse completamente infundada, o diretor da SEOPI, pessoa de confiança do ministro da Justiça não teria sido afastado do cargo. Por isso, solicitamos todos os documentos que foram produzidos durante o monitoramento sobre do cidadãos mencionados”, argumentou o deputado.

No entanto, após ser cobrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para dar explicações, André Mendonça negou a existência do dossiê. O Ministério da Justiça já havia informado que instaurou uma investigação interna para apurar a ocorrência.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar