Política

Deputado pede cópia de dossiê de órgão que monitorou antifascistas

Requerimento de José Guimarães (PT-CE) foi protocolado na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência

Deputado pede cópia de dossiê de órgão que monitorou antifascistas
Deputado pede cópia de dossiê de órgão que monitorou antifascistas
Foto: Isaac Amorim/MJSP
Apoie Siga-nos no

Líder da minoria na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) solicitou uma cópia do dossiê produzido no Ministério da Justiça e Segurança Pública, como forma de monitoramento de servidores supostamente ligados ao movimento antifascismo. O parlamentar protocolou o requerimento na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, no Congresso Nacional, nesta sexta-feira 7.

No documento, ele reivindicou o objetivo de “assegurar que tais atividades [de inteligência] sejam realizadas em conformidade com a Constituição Federal e com as normas constantes do ordenamento jurídico nacional, em defesa dos direitos e garantias individuais e do Estado e da sociedade”.

Guimarães também lembra que o ministro da Justiça, André Mendonça, trocou a chefia da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), órgão que fez o trabalho de monitoramento. A decisão do ministro ocorreu dias depois que o colunista do portal UOL Rubens Valente revelou a existência do dossiê.

“Se não existisse relatório/dossiê e se a matéria publicada fosse completamente infundada, o diretor da SEOPI, pessoa de confiança do ministro da Justiça não teria sido afastado do cargo. Por isso, solicitamos todos os documentos que foram produzidos durante o monitoramento sobre do cidadãos mencionados”, argumentou o deputado.

No entanto, após ser cobrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para dar explicações, André Mendonça negou a existência do dossiê. O Ministério da Justiça já havia informado que instaurou uma investigação interna para apurar a ocorrência.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo