Política

Deputada pede ao TCU que Bolsonaro seja obrigado a devolver 3º kit de joias

Entre os itens apropriados pelo ex-presidente está um relógio Rolex avaliado em R$ 360 mil reais; valor total do kit passa de meio milhão

Deputada pede ao TCU que Bolsonaro seja obrigado a devolver 3º kit de joias
Deputada pede ao TCU que Bolsonaro seja obrigado a devolver 3º kit de joias
Foto: Evaristo Sa/AFP
Apoie Siga-nos no

A deputada Luciene Cavalcante (PSOL-SP) protocolou um pedido junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja obrigado a devolver as joias do terceiro kit de luxo que está em sua posse. A solicitação foi endereçada ao ministro Augusto Nardes nesta terça-feira 28.

A existência do novo kit de joias foi revelada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo. Documentos obtidos pela reportagem mostram que, em 2019, o ex-presidente recebeu em mãos uma caixa contendo itens de luxo, entre eles um relógio da marca Rolex com diamantes avaliado em 360 mil reais.

Os registros revelam ainda que Bolsonaro pediu para que os itens – dados pela Arábia Saudita – fossem incorporados ao seu acervo pessoal. Os objetos, segundo o sistema oficial, não estão armazenados em um local próprio da Presidência, mas sob os cuidados do próprio ex-capitão.

Segundo o pedido de Luciene entregue ao TCU, os fatos apresentados, assim como nos dois primeiros pacotes de joias – um interceptado pela Receita e outro já devolvido por Bolsonaro – indicam fortes irregularidades. Ela pede que a determinação do TCU seja pela ‘devolução imediata’ do kit de luxo.

“Comprovados os nítidos indícios de irregularidade no caso em tela, o 3º (terceiro) conjunto de jóias deve ser imediatamente entregue ao Estado para preservação do patrimônio público a fim de evitar-se seu malversamento, conforme previsto nas normas supracitadas”, argumenta a parlamentar no ofício encaminhado ao tribunal. A solicitação ainda não foi avaliada.

TCU – 3º conjunto jóias

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo