Política

Bolsonaro recebeu e se apropriou de mais um conjunto de joias com Rolex de diamantes, diz jornal

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, kit também foi presente da Arábia Saudita e é avaliado em mais de R$ 500 mil

Foto: JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu e se apropriou de um terceiro kit de joias avaliado em mais de 500 mil reais. A revelação é do jornal O Estado de S. Paulo desta terça-feira 28.

De acordo com o jornal, o conjunto que está em posse de Bolsonaro inclui um relógio da marca Rolex fabricado em ouro branco e cravejado de diamantes. O item é o mais caro do kit e vale cerca de 360 mil reais.

Há ainda uma caneta da marca Chopard prateada, com pedras encrustadas e um um par de abotoaduras em ouro branco, com um brilhante cravejado no centro e outros diamantes ao redor. O conjunto também conta com um anel em ouro branco e com diamante no centro e um rosário árabe feito com o mesmo material. Juntos, estes itens valem mais de 200 mil reais.

O conjunto, bastante semelhante ao devolvido por Bolsonaro na última semana, estava abrigado em uma caixa de madeira clara que tem o brasão de armas da Arábia Saudita. Assim como os conjuntos anteriores, os itens de luxo também foram doados pelo governo árabe ao Brasil. O ex-capitão, porém, incluiu os itens no acervo pessoal.

De acordo com o jornal, este terceiro conjunto de joias foi recebido pessoalmente por Bolsonaro quando esteve em Riade, na Arábia Saudita, em outubro de 2019. Naquela ocasião, sua comitiva também passou por Doha, no Catar.

Bolsonaro teria retornado da viagem com os itens na própria bagagem e deu ordens para que eles fossem incluídos no seu acervo pessoal. A inclusão foi confirmada em novembro daquele ano pelo Gabinete Ajunto de Documentação Histórica da Presidência.

Na reportagem, o jornal publica o documento de inclusão dos itens ao acervo pessoal de Bolsonaro. É possível ver que o texto diz que os trâmites foram feitos pelo próprio ex-capitão, sem intermediários. Ele também assinala que Bolsonaro viu as joias que estão sendo integradas ao acervo.

Um outro documento revelado pelo jornal mostra ainda que, em 2022, Bolsonaro pediu para que os itens fossem retirados do local onde estavam guardados e entregues para ele. Em 8 de junho de 2022, o registro do sistema da Presidência passa então a informar que os itens se encontravam ‘sob a guarda do Presidente da República’.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo