Política

Deltan questiona neutralidade de novo juiz da Lava Jato

Magistrado que assumiu a operação já havia criticado a postura do ex-procurador e afirmou que buscará resgatar a credibilidade da Justiça

Deltan Dallagnol, ex-procurador da força-tarefa da Lava Jato. Foto: Antônio Leal / MPDFT
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos) criticou as declarações dadas pelo novo juiz responsável pelos casos envolvendo a operação Lava Jato.

O juiz federal Eduardo Appio assumiu a 13ª Vara Federal de Curitiba, após Luiz Antonio Bonat ser eleito desembargador federal e deixar a primeira instância.

Para o ex-coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal, Appio não teria neutralidade para criticar o que aconteceu com a operação Lava Jato, já que teria demonstrado desprezo por integrantes do MPF e pelo ex-juiz Sergio Moro.

Em entrevista ao G1, o magistrado reconheceu que condução da ação penal contra o presidente Lula (PT) teve problemas jurídicos graves.

Appio disse ainda que pretende colocar um fim a espetacularização do processo e resgatar a credibilidade e neutralidade político-partidária quanto aos processos em trâmite sob seu comando.

Deltan questiona a parcialidade do atual juiz da Lava Jato em Curitiba justificando que Appio teria feito uma doação de 13 reais para a campanha do atual presidente.

“Ele invoca buscar neutralidade, mas a neutralidade alegada com palavras é desmentida pelos fatos”, disse Deltan à Folha.

O ex-procurador ainda citou que o pai do magistrado, o ex-deputado federal Francisco Appio, falecido em outubro, foi mencionado por delatores da operação.

“Ele [juiz federal Eduardo Appio] é alguém que participou de um programa de caráter nitidamente ideológico, de esquerda, se aliando a pessoas que atacaram a Lava Jato nos últimos anos”, afirmou Deltan.

O deputado se referiu a participação de Appio em um programa que debatia sobre temas jurídicos do jornalista Luís Nassif, que tinha como tema a Lava Jato.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar