Política

Deltan acusa Lula de ‘tirar dinheiro de crianças com câncer’ ao cobrar indenização pelo PowerPoint

Nesta sexta, o ex-presidente ironizou o ex-chefe da Lava Jato, que disse ter arrecado ‘espontaneamente’ mais de R$ 500 mil

Deltan apresenta a denúncia contra Lula em 2016. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-procurador Deltan Dallagnol acusou o ex-presidente Lula, nesta sexta-feira 25, de tentar tirar dinheiro “das crianças com câncer e portadoras de autismo” ao reivindicar uma nova indenização por danos morais no caso do PowerPoint.

Isso ocorreria porque Deltan, supostamente, doaria parte do dinheiro arrecadado após ser condenado pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça a indenizar Lula em 75 mil reais, mais juros e correções monetárias, pelo episódio de 2016.

Nesta sexta, no ABC Paulista, o petista ironizou o ex-chefe da Lava Jato: “A Justiça só deu 75 mil, que com a correção deve dar uns 130 mil. Ele disse que não podia pagar, arrecadou mais. Então agora talvez a gente entre com recurso para a gente cobrar mais, porque se ele pode arrecadar, ele pode pagar mais”.

Na quinta 24, Deltan afirmou ter recebido “espontaneamente” mais de 500 mil reais em doações após a decisão judicial. Também declarou que, se derrubar a condenação no pleno do STJ, “esse dinheiro será revertido para hospitais filantrópicos que tratam crianças com câncer e portadoras de autismo.”

Nesta sexta, reproduziu nas redes sociais uma notícia cuja manchete era “Lula quer tirar mais dinheiro de Deltan, após doações”. E emendou: “Alguém está surpreso? É só isso que Lula sabe fazer com os brasileiros: tirar. Mas desta vez ele não estará tirando de mim, mas das crianças com câncer e portadoras de autismo que iriam receber esse dinheiro”.

Horas antes, ao discursar em Santo André (SP), Lula afirmou que Deltan não está “acostumado a lidar com gente decente” e com “político sério”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo