CartaExpressa
‘Deixa com a gente essa parte’, diz Bolsonaro sobre ‘ficar de olho’ nas urnas
Sem qualquer prova, o ex-capitão também afirmou que uma vitória de Lula levaria a gasolina ‘a 20 reais’


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira 28 que “ficará de olho” nas urnas eletrônicas durante as eleições deste ano e voltou a atacar, sem apresentar quaisquer evidências, o ex-presidente Lula, líder das pesquisas de intenção de voto.
Na residência oficial, o ex-capitão ouviu de um apoiador que “tem que ficar de olho nas urnas”. Bolsonaro, então, respondeu: “Deixa com a gente isso aí. Deixa com a gente essa parte”.
Ele também disse ser “impressionante ver gente dizendo que ele [Lula] tem que voltar” e “que a gasolina vai voltar a 3 reais”.
“Se um dia ele voltar, vai voltar a 20 [reais]”, emendou o presidente, sem citar qualquer argumento para justificar a alegação.
Na interação com seus militantes, Bolsonaro ainda lamentou ter passado dois de seus três anos de mandato até aqui sob a pandemia. “Não é fácil enfrentar o Estado aparelhado contra você e em uma pandemia”, completou.
As insinuações injustificadas de fraudes no sistema eleitoral estão no centro de um novo embate entre o presidente e o Supremo Tribunal Federal. Nesta sexta, o ministro Alexandre de Moraes negou o recurso apresentado pela Advocacia-Geral da União e manteve a data-limite para Bolsonaro prestar depoimento à Polícia Federal sobre o vazamento de inquérito sigiloso da corporação.
Bolsonaro divulgou o inquérito em uma entrevista à Jovem Pan, no ano passado, para levantar suspeitas de que as urnas eletrônicas não seriam confiáveis, mas não apresentou comprovações de que o resultado do pleito foi alterado. O Tribunal Superior Eleitoral também negou ocorrências de fraude.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.