Justiça

Defesa de Cíntia Chagas pede a prisão do deputado bolsonarista Lucas Bove, acusado de agressão

O argumento central é que o parlamentar paulista descumpre medidas cautelares

Defesa de Cíntia Chagas pede a prisão do deputado bolsonarista Lucas Bove, acusado de agressão
Defesa de Cíntia Chagas pede a prisão do deputado bolsonarista Lucas Bove, acusado de agressão
Lucas Bove entre Jair e Michelle Bolsonaro - Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A equipe jurídica da influenciadora Cíntia Chagas entrou com um pedido de prisão contra o ex-marido dela, o deputado estadual Lucas Bove (PL-SP), acusado de agressão e ameaças em caso de violência doméstica, alegando descumprimento de medidas cautelares.

O pedido foi protocolado na Justiça de São Paulo na última quinta-feira 17. A defesa de Chagas lembra que a decretação de prisão em casos de violência doméstica por descumprimento de medidas de urgência está previsto na Lei Maria da Penha.

“Lucas vem, desde o dia 10 de outubro, descumprido medida protetiva de urgência, de não mencionar fatos do processo, não dar entrevistas, não falar sobre a vida pregressa do casal direta ou indiretamente. Todos esses fatos foram relatados nos autos e estão sendo submetidos ao Ministério Público e ao Poder Judiciário”, afirma a defesa da influenciadora, em nota assinada pela advogada Gabriela Manssur.

Cumpre frisar que muitos homens que são acusados de violência contra mulher, quando estão em algum cargo de poder, acabam por usar essa influência, achando que nada vai acontecer, transgridem a lei, debocham das advogadas da vítima e da própria Justiça. Isso é inadmissível.”

Em sua página no Instagram, o deputado, que se apresenta como “bolsonarista” e é vice-líder do PL na Assembleia Legislativa de São Paulo, publicou o vídeo de um discurso que proferiu no plenário da Casa sobre o assunto. O vídeo foi postado com uma imagem de capa que mostra o rosto de Bove com a boca tapada por adesivos e pela expressão “segredo de Justiça”.

“Eu estou passando por um momento verdadeiramente muito complicado, principalmente porque eu, que sempre vim aqui a esse microfone, nunca fugi aos debates”, declarou. “Estou cerceado de falar qualquer coisa a respeito do tema. Não posso sequer citar nomes ou citar o próprio tema, sob pena de ser preso por um processo que corre em segredo de Justiça.”

Em nota à reportagem de CartaCapital, a defesa do deputado estadual Lucas Bove afirmou repudiar o pedido de prisão feito pela influenciadora e que irá contestá-lo no curso do processo. Os advogados também negaram que o parlamentar tenha infringido as medidas cautelares. “Enquanto figura pública, exclusivamente, exerceu sua liberdade de expressão, mencionando que a verdade aparecerá e que seguirá respeitando a decisão judicial, e, portanto, não se manifestaria detalhadamente sobre os fato”, afirmou a defesa, em um trecho da nota.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo