Política

assine e leia

De verde e amarelo

O Mais Médicos ganha nova roupagem para silenciar os críticos dos exitosos convênios com Cuba

Trindade criou incentivos para a permanência dos profissionais – Imagem: Walterson Rosa/MS
Apoie Siga-nos no

O que importa não é saber a nacionalidade do médico, é saber a nacionalidade do paciente, um brasileiro que precisa de saúde”, discursou Lula na segunda-feira 20, na cerimônia de relançamento do Mais Médicos, ora rebatizado de “Mais Médicos para o Brasil”. O apêndice na nomenclatura não é a única mudança. Para silenciar os críticos dos exitosos convênios firmados com Cuba e intermediados pela Organização Pan-Americana de Saúde, a ministra Nísia Trindade repaginou o programa, com a incorporação de uma série de incentivos para que os profissionais brasileiros topem preencher as vagas ociosas em comunidades pobres e remotas. “Tentaram acabar com o Mais Médicos. Venderam toda uma imagem negativa, de forma pejorativa, e não tiveram sequer a vergonha de pedir desculpas aos médicos cubanos que foram embora deste País”, justificou o presidente.

O diagnóstico produzido pela equipe de transição de governo e a crise humanitária do povo Yanomâmi evidenciaram a urgência da retomada do programa, cujo objetivo é levar médicos às regiões mais desassistidas. Segundo Trindade, nos últimos seis anos, período que compreende os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, o governo federal não garantiu a presença de profissionais onde mais havia necessidade e o ano de 2022 ficou marcado pelo maior déficit. Mais de 4 mil equipes da Estratégia ­Saúde da Família ficaram incompletas, sem médicos, “o pior cenário em dez anos”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo