Política

Datafolha: Maia tem maior aprovação entre os apoiadores do governo

O presidente da Câmara e a atuação do Congresso têm apoio de quem é pró-governo, apesar das relações nem sempre amistosas

Apoie Siga-nos no

A maioria da população enquadra o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-SP), como “regular”, mas é entre a base de apoio de Jair Bolsonaro que ele tem maior apoio. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira 9 pelo Datafolha, e colocam, também, a maior aprovação da atuação do Congresso entre a parcela que aprova o governo federal.

De acordo com o Datafolha, Maia é avaliado, entre todos os entrevistados, como ótimo/bom por 25% dos entrevistados que dizem conhecê-lo. Entre aqueles que classificaram Jair Bolsonaro como ótimo/bom, o apoio vai para 35%. A avaliação de ruim/péssimo é de 19% para ambos os recortes.

A atuação do Congresso – que une a Câmara dos Deputados e o Senado Federal -, para 45% dos entrevistados, também bate no “regular”. Apenas 16% classificam o Congresso como bom/ótimo. Nesse caso, a base governista não destoa tanto do cenário geral, em partes: 42% apontam a atuação como regular, mas a avaliação positiva pula para 33%.

Relações nem sempre amistosas

Apesar do aparente apoio que o presidente da Câmara dos Deputados tem por parte do eleitor de Bolsonaro, a relação entre as casas e o governo federal nem sempre foi amistosa.

O presidente Bolsonaro já chegou a afirmar, em maio, que tem mais poder do que Maia por conta de sua caneta – uma referência aos decretos que pode assinar sem a aprovação prévia do Congresso.

Em uma reação a falas negativas do ministro da Economia Paulo Guedes sobre as mudanças no texto da reforma da Previdência, uma das maiores conquistas de Maia na Câmara, o presidente da casa disse, em junho, que o governo não poderia reforçar uma “usina de crises”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo