Política

Datafolha: Lula tem 50% dos votos válidos e reforça chance de vitória no 1º turno

Simone Tebet (MBD) aparece numericamente à frente de Ciro Gomes (PDT) no levantamento

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) mantém a marca de 50% dos votos válidos na pesquisa do instituto Datafolha do fim da tarde deste sábado 1º. Divulgado poucas horas antes do início das eleições, o levantamento mostra o petista com chances reais de vencer o pleito neste domingo 2, sem a necessidade de disputar um segundo turno. O feito, caso se confirme, será inédito na história de Lula e do PT.

Para conseguir triunfar na disputa, Lula precisa superar a marca de metade dos votos válidos, algo que está no limite de acontecer, segundo os dados da pesquisa. Jair Bolsonaro (PL), que aparece como o principal adversário, soma os mesmos 36% que tinha na rodada anterior.

O levantamento deste sábado mostra ainda que Simone Tebet (MDB) ultrapassou, ao menos numericamente, as intenções de voto de Ciro Gomes (PDT). O pedetista ocupava até este sábado o terceiro lugar do levantamento. Hoje, tem 5% e está em quarto lugar, empatado tecnicamente com Tebet, que tem 6%.

A pesquisa Datafolha está em linha com os outros três levantamentos divulgados neste sábado, que apontam, na margem de erro, chances reais de Lula vencer no primeiro turno. Na CNT/MDA o petista tem 48,3% dos votos válidos. Já na pesquisa Ipespe a marca é de 49%. O Ipec é o que dá maior vantagem ao petista, com 51%.

A margem de erro da pesquisa Datafolha deste sábado é de 2 pontos para mais ou menos. Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou, presencialmente, 12.800 pessoas em 310 cidades entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. O levantamento tem o registro BR-00245/2022 no Tribunal Superior Eleitoral e foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo