Política

CNT/MDA: na véspera da eleição, Lula chega a 48,3% dos votos válidos, ante 39,7% de Bolsonaro

Eleitores de Ciro Gomes eram quase 6% no levantamento anterior e atualmente somam apenas 4,9% dos votos válidos

Fotos: Ricardo Stuckert e Miguel SCHINCARIOL / AFP
Apoie Siga-nos no

A pesquisa CNT/MDA deste sábado 1º, véspera da eleição, mostra que o ex-presidente Lula (PT) segue com 8 pontos percentuais de distância para Jair Bolsonaro (PL) neste primeiro turno. O petista tem, segundo o levantamento, 44,2% dos votos totais, ante 36,3% do ex-capitão. O resultado mostra uma oscilação positiva de cerca de 1 ponto percentual no volume de apoiadores dos dois candidatos desde a última rodada da pesquisa.

No rumo oposto ao dos dois primeiros colocados, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) viram seu grupo de eleitores encolher nesta véspera de primeiro turno. O pedetista tinha, há uma semana, 5,6% de intenções de voto e reúne apenas 4,5% no levantamento deste sábado. Já a senadora somava 4,7% e tem 4,3%. Soraya Thronicke (União), por sua vez, saiu de 0,7% para 1,2%. Os demais seguem em patamares menores do que 1%.

Os resultados mantém Lula no mesmo patamar de votos válidos que tinha na semana anterior, de pouco mais de 48%. Neste sábado, o ex-presidente tem 48,3% dos votos válidos, segundo a CNT/MDA. Para triunfar no primeiro turno ele precisa atingir mais de 50%. Bolsonaro também viu seu patamar ficar próximo ao registrado na rodada anterior, marcando 39,7%.

Vale ainda registrar que, no monitoramento espontâneo, tanto Lula quanto Jair Bolsonaro cresceram 3 pontos percentuais. Lula tinha 39% e passou a ser mencionado por quase 42% dos entrevistados. Bolsonaro tinha 32% e agora soma 35%. Ciro e Simone marcam 3,1% cada.

Segundo turno

A pesquisa CNT/MDA mediu ainda a preferência dos eleitores em caso de segundo turno. Entre Lula e Bolsonaro, o petista é o favorito para vencer, com 50,4% das menções, ante 41,2% do ex-capitão. O petista também aparece em vantagem contra Ciro e Simone Tebet. Bolsonaro, por sua vez, performa levemente a frente do pedetista e ligeiramente atrás da senadora. Veja os números:


A pesquisa

Para chegar aos resultados, a CNT/MDA ouviu presencialmente 2.002 eleitores entre os dias 28 e 30 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Na Justiça Eleitoral o registro é o BR 02944/2022. Veja a íntegra:

Pesquisa CNT de Opinião – Rodada 155

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo