Política

Datafolha: 59% dos brasileiros aprovam veto de Lula a atos sobre os 60 anos do golpe

Em fevereiro, o presidente afirmou que não deseja ‘remoer o passado’

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia do Dia do Exército. Concha Acústica – Quartel-General do Exército - Brasília - DF. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Datafolha divulgada neste domingo 31 aponta que 59% dos brasileiros aprovam o veto de Lula (PT) a eventos sobre os 60 anos do golpe militar em ministérios. Para 33%, o presidente agiu mal, enquanto 8% não souberam responder.

Trata-se de uma tentativa de Lula de insistir no caminho da pacificação com as Forças Armadas. Em 28 de fevereiro, o petista afirmou que não deseja “remoer o passado”.

“Vou tratar (os 60 anos) da forma mais tranquila possível. Estou mais preocupado com o golpe de janeiro de 2023 do que com o de 64″, disse, em entrevista à RedeTV. “Isso há fez parte da história, já causou sofrimento, o povo já reconquistou o direito democrático. Os militares hoje no poder eram crianças naquele tempo. Alguns nem eram nascidos.”

“O que eu não posso é não saber tocar a história para frente. Eu não vou ficar remoendo e eu vou tentar tocar este País para frente”, completou. Organizações de defesa dos direitos humanos, por outro lado, defendem manifestações institucionais do governo em repúdio ao golpe que arrancou João Goulart da Presidência e fez o Brasil mergulhar em uma ditadura da qual só sairia 21 anos depois.

Segundo a pesquisa Datafolha, entre aqueles que se dizem muito ou um pouco petistas, 77% acham que Lula agiu bem, ante 19% que discordam da decisão. Já entre os bolsonaristas, os índices são de 42% e 49%, respectivamente. Jair Bolsonaro (PL) é um entusiasta do golpe de 1964 e da ditadura.

A maior aprovação ao veto de Lula (66%) está entre os brasileiros com menor instrução. Entre os evangélicos, 52% concordam e 38% discordam da determinação do presidente.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas entre 19 e 20 de março, em 147 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo