CartaExpressa

Datafolha: 54% não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum em 2022

O levantamento indicou que o presidente aparece atrás de Lula (PT) no primeiro e no segundo turnos

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Apu Gomes/AFP
Apoie Siga-nos no

A pesquisa Datafolha que apresentou o ex-presidente Lula (PT) com larga vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro nas projeções para o primeiro e o segundo turnos das eleições de 2022 mostrou, ainda, que o atual ocupante do Palácio do Planalto tem um alto índice de rejeição.

54% dos entrevistados disseram que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum. Aparecem a seguir na lista de rejeição Lula (36%), João Doria (30%), Luciano Huck (29%), Sérgio Moro (26%) e Ciro Gomes (24%).

Trata-se do primeiro levantamento produzido pelo Datafolha após a decisão do Supremo Tribunal Federal de anular as condenações de Lula na Lava Jato e declarar a incompetência da Justiça Federal em Curitiba nos processos contra o petista. A determinação da Corte restituiu os direitos políticos de Lula.

O instituto de pesquisa ouviu 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar